qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Projeto cria delegacias rurais em municípios com mais de 95 mil habitantes

 

Alceu Moreira é autor da proposta que prevê soluções rápidas para diminuir a violência no campo

Foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (8), o parecer pela aprovação do Projeto de Lei Nº 365/2019, de autoria do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS). A medida trata sobre a criação de delegacias especializadas em crimes rurais, nos municípios com mais de 95 mil habitantes. “A insegurança no campo atingiu níveis inaceitáveis, precisamos agir com rapidez e eficiência para mitigarmos esse problema que aflige as famílias que residem no campo e trabalham para produzir alimentos,” justificou Moreira.

Segundo o deputado, a limitação de 95 mil habitantes auxilia que as delegacias se afastem ainda mais das capitais, interiorizando-se e aumentando a eficácia da proposta, bem como a eficiência na utilização dos recursos públicos. “A prioridade será o atendimento aos crimes praticados no meio rural, em ações investigativas e preventivas dos delitos.”

De acordo com dados de estudos realizados pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), nos últimos dois anos, apenas nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso foram registrados 70.966 furtos e roubos; números que tendem a ser significativamente maiores em razão da subnotificação das ocorrências nos registros oficiais.

“É imprescindível que o poder público adote medidas para levar a essas populações e ao setor produtivo as condições de segurança que eles tanto necessitam”, defendeu Moreira. O projeto prevê o atendimento a 333 municípios em todo o país com a instalação dessas delegacias em regiões mais afastadas das capitais e aglomerações urbanas.

Para o deputado Lúcio Mosquini (MDB-RO), relator do projeto e membro da FPA, essas delegacias, por conhecerem as particularidades do ambiente, conseguirão apurar os fatos com mais eficiência e rapidez. “Além disso, irão utilizar sistemas de inteligência para coibir novos crimes rurais”, disse.

Fonte :

https://agencia.fpagropecuaria.org.br/2019/05/08/projeto-cria-delegacias-rurais-em-municipios-com-mais-de-95-mil-habitantes/?fbclid=IwAR2zlyvUIN8SEc2P5g-gcDIpkMnzB77Y4L3XSLO8UUsujGItbgTTQNCknVk

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.