seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

PIB do RS em 2018 fica em R$ 445 bilhões, com crescimento de 1,2% em relação ao ano anterior

Melhor desempenho foi do setor do comércio, com crescimento de 5,6%. Agropecuária apresentou a maior queda, de 4,2%. Já o PIB do Brasil ficou em 1,1% em 2018.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 1,2% em 2018 em relação a 2017, fechando em R$ 445 bilhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo governo do Rio Grande do Sul, e foram estimados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O desempenho da economia do Brasil no ano passado também foi de 1,1%.

O melhor desempenho gaúcho em 2018 foi do setor do comércio, com crescimento de 5,6%. O pior resultado foi da agropecuária, com queda de 4,2%.

A construção civil e a indústria também tiveram alta, de 5,2% e 5%, respectivamente. Já outro setor com queda foi a serviços, de 1%.

Conforme análise da Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no estado ao longo de 2018 demonstra que a economia gaúcha segue uma tendência nacional de leve recuperação após o período de recessão.

“O crescimento da economia é fundamental para que a gente tenha uma recuperação nas finanças do estado, também, obviamente, porque a parte das receitas depende do crescimento econômico”, destaca a secretária da Seplag, Leany Lemos.

“No entanto, temos uma situação no estado de um grande desafio de alguns bilhões de despesa maior que a receita, por isso é importante o crescimento mais consistente ao longo dos próximos anos. Além disso, é importante a gente continuar com todas as políticas para que haja uma convergência e uma contenção de despesas para que o estado possa dar conta da prestação de serviços”, acrescenta.

Na comparação trimestral, o PIB do Rio Grande do Sul do 4º trimestre de 2018 teve crescimento real de 2,7% em relação ao mesmo período de 2017.

Fonte: G1 RS

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do