qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Trabalhadores da Santa Casa começam greve

Os trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento iniciaram mais uma greve às 7h desta segunda-feira (15). O hospital é a única instituição que atende pelo Sistema Único de Saúde no Município. Entre as reivindicações da classe estão os problemas técnicos e econômicos da Santa Casa.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SindiSaúde), os funcionários estão sem condições humanas para continuar prestando o serviço e, como exemplo, está a falta de médico clínico responsável pela instituição, o que acaba sobrecarregando a equipe de enfermagem. O setor de alimentação também está reduzido.

Além disso, os funcionários do Hospital aguardam o pagamento de 12 vales-alimentação, dois meses de vale-transporte, 80% dos salários de fevereiro e 100% de março. “Eu acredito que ainda podemos sentar com o prefeito e com a Direção da Santa Casa para trilharmos o melhor caminho para encontrar receita. Alguma coisa emergencial vai ter que ser feita”, afirmou o presidente do SindiSaúde, Silvio Madruga.

A greve segue por tempo indeterminado, até que surjam propostas da Direção que, por sua vez, afirma não ter recursos novos na instituição. A Direção da Santa Casa sustenta que o motivo de não haver médicos clínicos no Hospital se dá pelo fato de não haver um cronograma para a destinação dos recursos. “O Estado não tem condições de manter o seu cronograma e o dinheiro federal, que deveria ser fixo, depende da produção se apresentada e processada. Isso acaba afastando os profissionais, mas nós estamos tentando organizar”, explicou Wainer Machado.

O diretor administrativo afirmou que há 90 dias a instituição está sem receber do Estado e, por isso, a Santa Casa já ingressou na Justiça com um pedido para o bloqueio do recurso das contas do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, Wainer garantiu que está já iniciou uma negociação com a Prefeitura de Livramento para readequar o contrato que está vigente, para haver o equilíbrio do contrato. “Os vereadores fizeram uma reunião com o prefeito e me chamaram para participar e hoje eu me reuni com o secretário da Fazenda já expondo essa situação dos funcionários”, explicou.

Foto: Marcelo Pinto/AP

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de