qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Brasil pode usar tecnologia para detectar motoristas sob efeito de drogas

Atualmente, policiais de trânsito contam com o bafômetro para avaliar se um motorista está dirigindo bêbado. Em breve, os profissionais poderão ganhar uma nova ferramenta, mas desta vez para identificar se a pessoa guiando o veículo está sob efeito de drogas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai criar um grupo de trabalho com representantes da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) para avaliar o tema. A equipe envolvida na avaliação terá um prazo de 12 meses para concluir as suas atividades e apresentará um relatório ao secretário nacional de Políticas sobre Drogas Luiz Roberto Beggiora.

Exemplo internacional

Atualmente, países como Austrália, Alemanha, Noruega e Estados Unidos já utilizam as chamadas tecnologias de screening, que funcionam de forma semelhante ao bafômetro. Um equipamento dotado com esta tecnologia é capaz de usar a saliva do motorista para, em cinco minutos, identificar o uso de maconha, cocaína e anfetaminas.

“A experiência de países como Austrália, Inglaterra, Noruega, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos demonstra que, aliada às políticas de fiscalização, a implementação das técnicas de triagem para detecção de substâncias psicoativas por condutores de veículos é efetiva para reduzir os índices de colisões e mortes no trânsito”, defendeu Beggiora.

Fonte: Tecmundo

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con