dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Jovem é detido e internado após ameaças de atentado ao IFSul Livramento

Foto foi publicada pelo jovem em sua rede social

Após duas oitivas, o jovem uruguaio foi encaminhado para ala psiquiátrica de hospital de Rivera

O jovem de nacionalidade uruguaia, de 24 anos, iniciais A.L.S.M. foi detido pela polícia uruguaia, após ameaças de um possível atentado no Instituto Federal IFSul. O jovem prestou depoimento nesta terça-feira (26) à polícia uruguaia pela segunda vez. A ameaça foi registrada, inicialmente, na polícia brasileira. O rompimento de um relacionamento também teria relação com o caso e está sendo apurado pela Investigação Policial de Rivera. O caso foi divulgado com exclusividade pela reportagem de A Plateia em Espanhol durante a semana.
Após registro do caso, o jovem uruguaio teria sido convidado a comparecer à Delegacia, em Rivera, para depoimento e depois liberado, contudo, uma nova oitiva do jovem teria levado a sua detenção e encaminhamento para uma apuração psicológica aprofundada. Ainda durante a semana, ele foi encaminhado para Ala de Psiquiatria de hospital de Rivera. O jovem teria admitido a intenção de entrar no Instituto Federal de Santana do Livramento com uma arma e ameaçar pessoas dentro da Instituição.
O jovem postou em seu perfil, no Facebook, fotos de armas, postagens sobre o caso do atentado na Nova Zelândia e uma imagem de jovens encapuzados empunhando armas e com auréolas de anjos, sendo a última imagem alusiva ao caso dos assassinos da cidade de Suzano, em São Paulo.
Em contato com a Instituição, a Direção afirmou que não pode comentar o assunto em razão do caso estar sendo conduzido pela polícia e que a orientação das autoridades é para manter a calma sobre a questão, não havendo liberação para comentar o caso ainda publicamente.

Foto publicada pelo jovem faz alusão ao caso em Suzano SP

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada