qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Free shops no Brasil é tema de debate em evento mundial

O presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Implantação de Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira, deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas) e o presidente da Associação Sul Americana de Free Shops (ASUTIL), Gustavo Fagundes participaram nesta segunda-feira (25), do painel “Meeting Brazilian, os Free Shops em Cidades Gêmeas Fronteira do Brasil”, no Summit of the Americas Duty Free & Travel Retail 2019, maior evento das Américas sobre Free Shop, que reúne especialistas de todo o mundo para tratar de temas ligados à atividade. A iniciativa ocorre no Hyatt Convention Center, nos Estados Unidos.

Frederico Antunes fez uma exposição detalhada sobre a instalação das chamadas lojas francas em cidades gêmeas de fronteira, cuja as normas e instruções normativas já estão em vigor e publicadas no Diário Oficial da União. O parlamentar fez um histórico da luta pela implantação destes estabelecimentos que já dura seis anos. O deputado disse ainda aos presentes que no Brasil, 32 cidades em nove Estados estão aptas a receberem essas lojas Free Shops. Dessas, 20 – incluindo Livramento – já possuem legislação municipal aprovada autorizando a instalação de lojas Free Shops.

“Trata-se de uma grande oportunidade para a troca de experiências em nível mundial de uma atividade que pode alterar o panorama econômico em 32 municípios brasileiros -sendo 11 no Rio Grande do Sul – aptas a receber estas lojas. Além disso, ainda neste primeiro semestre do ano, já temos a confirmação da inauguração das primeiras lojas Free Shops que devem começar a operar em Uruguaiana, Foz do Iguaçu e Sant’Ana do Livramento”, acrescentou o Frederico Antunes.

Também prestigiaram o encontro, os presidentes da UNALE, Kennedy Nunes, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara, o deputado estadual Elizandro Sabino, investidores, fornecedores integrantes da diretoria da ASUTIL e Lideranças do setor.

Moraes e as contradições de um julgamento político

  O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal é a prova cabal de que estamos diante de um processo político, e não jurídico. As falas do ministro Alexandre de Moraes durante a sessão escancaram contradições graves, violações constitucionais e uma tentativa deliberada de sufocar a defesa para impor uma narrativa já escrita. O ministro afirmou que não

Exclusivo: Perícia aponta fraude temporal em relatório da PF que embasou ação de Moraes contra empresários de direita

Exclusivo: Um laudo pericial independente identificou indícios de fraude temporal no relatório da PF usado por Alexandre de Moraes para justificar a operação contra empresários bolsonaristas em 23 de agosto de 2022.   Confira a matéria completa no link abaixo: CLIQUE AQUI   Publicação jornalistica garantida pelo art. 220 da Constituição Federal, cujos preceitos fundamentais foram reconhecidos pelo Supremo Tribunal