seg, 15 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Festivais para a juventude proporcionam renovação na música gaúcha

Os alunos da Oficina de Música Cristiano Cesarino participam neste final de semana de mais um festival nativista dedicado exclusivamente para crianças e adolescentes, o Canto Moleque que chega a sua 23º em Candiota – RS . Um evento que tem por objetivo desenvolver, despertar e cultivar o gosto dos jovens pelos temas regionais através de interpretação vocal e instrumental da música sul rio-grandense.

Um festival visa promover os artistas amadores (entende-se por amadores, artistas que não seu utilizem da música de forma comercial e não possuem registro na Ordem dos Músicos do Brasil).

Candiota realiza nos dias 22, 23, e 24 de março, no Ginásio Dario Lassance, o 23º Canto Moleque: onde começa o artista. O festival amador de música nativista busca novos talentos gaúchos. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas no evento, que ainda terá shows dos Garotos de Ouro, Tchê Barbaridade e Joca Martins, além de exposição de artesanato e espaço cultural.

Sessenta artistas vão concorrer nas categorias mirim, juvenil e especial (adultos), inclusive cantores de Santa Catarina e Paraná, dos cinco aos 22 anos. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. O festival é conhecido por ajudar a promover novos nomes, como Priscila Olave Rodrigues, escolhida melhor cantora do Melhores do Ano da Música Regional Gaúcha de 2016, do Repórter Farroupilha, da RBS TV, e Luiza Barbosa Dias, atual participante gaúcha do The Voice Kids, que ficou em primeiro lugar do Canto Moleque de 2018.
Segundo a Comissão Organizadora, a principal ideia é reunir esses talentos, divulgar o Estado e a cultura, especialmente, entre as crianças.

Fotos : Matias Moura

Em reunião com governador, Lorenzoni questiona impacto de plano que vai aumentar salário do funcionalismo

O líder da bancada do PL, Rodrigo Lorenzoni, acompanhado do deputado Claudio Tatsh, esteve reunido com o governador Eduardo Leite e secretários de Estado na tarde desta segunda-feira (15). A pauta do encontro foi o plano Reconstrução do Rio Grande – Estratégia de Pessoal, já apresentado a deputados da base, a entidades e a parlamentares do PT, PSOL e PCdoB

Associação dos consórcios públicos gaúcho visita o presidente do TCE-RS

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, recebeu esta tarde (15) a visita da diretoria da Associação dos Consórcios Públicos (AGCONP). Também estiveram na reunião representantes de 19 associações. Durante o encontro, as entidades agradeceram e destacaram a importância da atuação do Tribunal na garantia da aplicação correta dos recursos públicos. O presidente Marco Peixoto