qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Festivais para a juventude proporcionam renovação na música gaúcha

Os alunos da Oficina de Música Cristiano Cesarino participam neste final de semana de mais um festival nativista dedicado exclusivamente para crianças e adolescentes, o Canto Moleque que chega a sua 23º em Candiota – RS . Um evento que tem por objetivo desenvolver, despertar e cultivar o gosto dos jovens pelos temas regionais através de interpretação vocal e instrumental da música sul rio-grandense.

Um festival visa promover os artistas amadores (entende-se por amadores, artistas que não seu utilizem da música de forma comercial e não possuem registro na Ordem dos Músicos do Brasil).

Candiota realiza nos dias 22, 23, e 24 de março, no Ginásio Dario Lassance, o 23º Canto Moleque: onde começa o artista. O festival amador de música nativista busca novos talentos gaúchos. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas no evento, que ainda terá shows dos Garotos de Ouro, Tchê Barbaridade e Joca Martins, além de exposição de artesanato e espaço cultural.

Sessenta artistas vão concorrer nas categorias mirim, juvenil e especial (adultos), inclusive cantores de Santa Catarina e Paraná, dos cinco aos 22 anos. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. O festival é conhecido por ajudar a promover novos nomes, como Priscila Olave Rodrigues, escolhida melhor cantora do Melhores do Ano da Música Regional Gaúcha de 2016, do Repórter Farroupilha, da RBS TV, e Luiza Barbosa Dias, atual participante gaúcha do The Voice Kids, que ficou em primeiro lugar do Canto Moleque de 2018.
Segundo a Comissão Organizadora, a principal ideia é reunir esses talentos, divulgar o Estado e a cultura, especialmente, entre as crianças.

Fotos : Matias Moura

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con