sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Inscrições abertas para o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social

AS POLÍTICAS SOCIAIS SÃO PARA PROMOVER A EMANCIPAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO, O BEM COMUM. E TODAS AS POLÍTICAS VOLTADAS PARA A PRTEÇÃO TEM UM NORTE EM COMUM: O DIREITO À VIDA. A DIGNIDADE HUMANA, A INCLUSÃO. E A JUSTIÇA SOCIAL. O ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL, DEPOIS DO VENDAVAL NEOLIBERAL BRASILEIRO, APONTOU NOVAMENTE COM NOVOS PARADÍGMAS . ATÉ MESMO NOS PAÍSES DA EUROPA E AMÉRICA DO NORTE, COM TODOS OS DESDOBRAMENTOS DO NEOLIBERALISMO, CONTINUA COM UM FORTE SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL. 1.

As inscrições para a segunda edição do Programa CapacitaSUAS estão abertas até o dia 29 de março. Coordenado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social, por meio do Departamento de Assistência Social, os cursos têm como objetivo garantir oferta de formação e capacitação permanente para trabalhadores, gestores e conselheiros da rede socioassistencial do SUAS, aprimorando a gestão nos estados, Distrito Federal e nos municípios, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social e potencializando novas práticas profissionais.

No Rio Grande do Sul, os cursos ocorrem na Uniasselvi, de maio a setembro de 2019 (conforme calendário abaixo). A aula inaugural será no dia 6 de maio e apresentará aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais um panorama do programa, bem como sua importância para a qualificação na execução da política de assistência social. Serão 2.200 vagas distribuídas em quatro cursos atingindo os 497 municípios. A carga horária prevista para cada curso é de 40 horas presenciais.

“O conhecimento nos leva a aprimorar os serviços para as pessoas que mais precisam. O trabalho da assistência social em todos os municípios do estado é de suma importância para diminuir as desigualdades e promover o bem-estar físico, psicológico e social”, afirmou a secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker.

As inscrições podem ser feitas pelo blog aqui.

Os cursos:

– Atualização sobre especificidade e interfaces da Proteção Social Básica no SUAS – 950 vagas

1ª turma – 6 a 10 de maio

2ª turma – 20 a 24 de maio

3ª turma – 3 a 7 de junho

4ª turma – 9 a 13 de setembro

– Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS – 200 vagas

1ª turma – 6 a 10 de maio

2ª turma – 20 a 24 de maio

3ª turma – 3 a 7 de junho

4ª turma – 24 a 28 de junho

5ª turma – 9 a 13 de setembro

– Atualização sobre a organização e oferta dos serviços da Proteção Social Especial – 250 vagas

1ª turma – 15 a 19 de julho

2ª turma – 12 a 16 de agosto

3ª turma – 26 a 30 de agosto

– Introdução ao exercício do controle social do SUAS – 800 vagas

1ª turma – 24 a 28 de junho

2ª turma – 15 a 19 de julho

3ª turma – 12 a 16 de agosto

4ª turma – 26 a 30 de agosto.

Sobre o programa

O Programa CapacitaSUAS, instituído por meio da Resolução nº 08/2012 do Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas), tem o objetivo de garantir oferta de formação e capacitação permanente para trabalhadores, gestores e conselheiros da rede socioassistencial do SUAS, aprimorando a gestão do SUAS nos estados, Distrito Federal e nos municípios.

Contribui para a consolidação da identidade dos trabalhadores para que os mesmos ofertem serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais cada vez com maior qualidade ao público usuário da política pública de Departamento de Assistência Social.

Postado por Matias Moura

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e