qua, 17 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Tacuarembó celebra Pátria Gaúcha com 4 mil cavaleiros desfilando nas ruas

 

A cidade uruguaia de Tacuarembó realizou entre os dias 12 a 17 de Março mais uma edição da sua já tradicional Fiesta de La Patria Gaucha. O a festa é considerada por muitos tradicionalistas um dos principais eventos de folclore da américa latina. Durante o evento são realizadas diversas competições campeiras entre as sociedades crioulas de todo o país, que são entidades semelhantes aos CTGs no Rio Grande do Sul. Essas provas vão desde as tradicionais gineteadas as competições de pilchas típicas, da elaboração dos “fogones” que são cenários de época montados ao redor da “Lagunas de Las Lavanderas” dentro do parque municipal de Tacuarembó.

Dentro da programação do evento também é realizado um tradicional desfile de cavaleiros, pelas ruas de Tacurembó  , sendo uma das principais atrações da Patria Gaucha , o desfile aconteceu na manhã de sábado 16 de Março e contou com mais de 4 mil cavaleiros.

O diretor-geral da Secretaria do Ministério do Turismo do Uruguai, Hyara Rodríguez, que esteve prestigiando a festa considerou que a  Patria Gaucha é “um dos mais importantes evento” do país. “O desfile foi muito lindo, muitas pessoas como sempre, de acordo com as informações que nos deram, havia 4.000 cavalos. É realmente um impacto, tem repercussões em vários departamentos e também traz estrangeiros”, disse Rodriguez.

O diretor também explicou que vem trabalhando na tentativa de trazer o turismo para todos os cantos do país e ser capaz de fortalecer tais festas tradicionais, que estão fora da zona costeira, ajudar a alcançar a missão do Ministério. “A única maneira de manter o turismo em nosso país é mostrar que realmente existem lugares onde essas tradições são sustentadas, porque essas coisas não são inventadas”, disse ele.

Durante toda a semana os participantes desta festa típica, que comemorou sua 33ª edição, puderam participar de atividades tradicionais como gineteadas , comer a carne uruguaia reconhecida por sua excelência , além de assistir a shows de artistas nacionais e internacionais.

Enquanto o evento dura uma semana, Rodriguez salienta que as pessoas trabalham durante todo o ano para este festival, tanto para apresentar seus cavalos ou participar nos vários concursos oferecidos como para os jovens que são instigados a pesquisar a história do seu país.

Além disso, o diretor destacou o fato de que nesta edição o trem de passageiros que liga os departamentos de Rivera e Tacuarembó foi restaurado.

O diretor comentou ainda que o festival traz grandes benefícios para para o país pois acaba atraindo pessoas vindas de diversas partes do mundo para acompanhar as atividades. “Isso também tem um impacto turístico. Os trens tinham uma longa história no Uruguai, existem cidades que nasceram na borda da estrada de ferro e o desaparecimento do trem como um meios de transporte realmente afetaram milhares e milhares de pessoas “, acrescentou.

Apesar de não poder confirmar quantos estrangeiros compareceram à Pátria Gaúcha, Rodríguez disse que pessoas dos países da região, como Argentina e Brasil, e de outras partes do mundo participaram. “Tenho certeza de que é uma festa que pode ser vendida facilmente no exterior”, concluiu.

 

Fonte : Por Ecos – Uruguai

Texto traduzido e adaptado

https://ecos.la/UY/10/5Sentidos/2019/03/16/31698/tacuarembo-celebra-la-patria-gaucha-con-4000-caballos-desfillando/?fbclid=IwAR17quTaJk38CgERWdfx2jtwhBaSBAGhz0YRh3WbEwsJn51VrDccuQ53cqk

Executivo pode estar querendo induzir Legislativo a irregularidade, adverte Lorenzoni

Depois de conhecer a estimativa do governo para o custo do pacote que prevê a reforma nas carreiras do funcionalismo, o deputado Rodrigo Lorenzoni foi à tribuna da Assembleia Legislativa RS, para manifestar suas principais preocupações. A bancada do PL, segundo o líder Rodrigo, “respeita, reconhece a importância do trabalho do servidor público e, da mesma forma, reconhece a legitimidade