qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

MESMO COM PERCALÇOS, REFORMAS SEGUEM NA PONTE DO POVINHO

Apesar dos problemas com relação a canos de água e cabos de fibra óptica, reformas que iniciaram na última Sexta Feira, transcorrem normalmente na Ponte do Povinho

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento deu início no último dia 08(Sexta-feira), a reforma na Ponte do Povinho, localizada na Avenida José Ferrão, no bairro Jardins. A reforma que está sendo feita por uma empresa terceirizada, que venceu uma licitação, vem transcorrendo com alguns percalços, principalmente com relação aos cabos de Internet de Fibra Óptica e também com relação aos canos de água dos moradores do Povinho.

Estas obras que estão sendo realizadas desde a última sexta-feira, foram muito bem recebidas pelos moradores do Bairro Povinho.

“Essa reforma é muito boa, muito boa mesmo. Esta ponte trazia enchentes, enchia tudo de água, só não entrou em casa, só no pátio. Por mais que demore, ela (a reforma) é boa.” Disse Neiva Sampaio, 72 anos, moradora do Bairro.

A senhora de idade, moradora há mais de 35 anos do Bairro Povinho, também falou sobre os possíveis transtornos das rotas de ônibus na Rua José Ferrão. Segundo a idosa, a arrumação é necessária, pois se não, a rua nunca será arrumada.

“Arrumação agora é claro que sim, porque todo mundo que trabalha precisa dos ônibus aqui na rua e não tem outra. Precisamos ter um pouco de sacrifício, porque não tivermos este sacrifício, a rua nunca vai ser arrumada.” Falou a idosa.

As obras, devem transcorrer normalmente durante os dias de semana. A Defesa Civil disponibilizou cerca de dois milhões de reais, para que a prefeitura de Sant’Ana do Livramento possa fazer estas reformas, não só no bairro Povinho, este considerado pela Secretaria como de situação emergencial, como também em outros locais.

Segundo o secretário de obras da cidade Ricardo Dutra, compreende o transtorno da população com relação às rotas de ônibus, mas ressalta que transtornos sempre existirão e a Prefeitura e a Secretaria de Obras buscam resolver de maneira definitiva, o problema urbano da população.

“Não existe obra de intervenção urbana, que não cause transtorno a alguém, é bem assim. Ela não vai contentar todo mundo, e também não é isso que a gente busca, embora a gente queira. O nosso foco é resolver o problema da população definitivamente. Ela vai ter um transtorno por um período, mas o problema será resolvido. Hoje, por exemplo, nós estamos com essa rua trancada, muita gente não vai gostar, estamos tapando os buracos da rua, vai ser meia hora que ficaremos aqui a mais, vai dar transtorno. A obra lá(Povinho) é dois meses, a ponte está interditada lá na metade da BR, deve levar um ano para se ter uma solução e se eles forem fazer uma obra definitiva, vai demorar mais. O que deveria ter sido feito antes é que houvesse uma vistoria nestes dispositivos para que não possa vir a ruina.” Disse Ricardo Dutra.

As obras deverão ser concluídas em até dois meses na Avenida José Ferrão, prazo este que deverá ser o mesmo para os outros locais que estarão em reforma, como na Rua Egídio Michaelsen, também na Rua Irmão Linde Azevedo, no bairro Prado e na Rua 13 de Maio, que deve ser iniciada no próximo mês.

Confira como ficaram as rotas de ônibus com a reforma da ponte do Povinho:

LINHA POVINHO (BAIRRO – CENTRO)
Os ônibus seguirão trajeto normal até a Rua Manoel Fervenza, indo até a Rua  José Ferrão, fazendo a manobra e retornando até a Av. Francisco Reverbel entrando na Rua José Ferrão até o trevo de acesso ao Porto Seco onde fará o retorno e retomará o trajeto da linha até o centro.

LINHA POVINHO (CENTRO – BAIRRO)
Os ônibus seguirão o trajeto normal pelo Porto Seco até o trevo de acesso (Povinho), seguindo pelo Porto Seco até trevo de acesso (posto Espigão) seguindo pela Rua Barão do Ibirapuitã, retornando a Av. Francisco Reverbel em direção ao bairro entrando na Rua Manoel Fervenza, indo até a Rua Rafael Cabeda Peres fazendo a manobra e retornando ate a Av. Francisco Reverbel no sentido bairro.

LINHA SÃO PAULO (BAIRRO – CENTRO)
Os ônibus seguirão trajeto normal até a Rua Manoel Fervenza, indo até a Rua José Ferrão, fazendo a manobra e retornando ate a Av. Francisco Reverbel entrando na Rua José Ferrão até a Rua Concesso Cassales e retomará o trajeto da linha até o centro.

LINHA SÃO PAULO (CENTRO – BAIRRO)
Os ônibus seguirão o trajeto normal pelo Porto Seco até o trevo de acesso (Povinho), seguindo pelo Porto Seco até trevo de acesso (posto Espigão) entrando pela Rua Barão do Ibirapuitã, retornando a Av. Francisco Reverbel em direção ao bairro entrando na Rua Manoel Fervenza, indo até a Rua Rafael Cabeda Peres fazendo a manobra e retornando ate a Av. Francisco Reverbel no sentido bairro.

ALERTA: Em virtude da mudança da rota dos ônibus, as linhas poderão atrasar até 15 min. A obra de construção da ponte terá duração de aproximadamente de 60 dias.

Neiva Sampaio, 72 anos, moradora do Bairro. / FOTO ELIS REGINA
Rotas de ônibus foram alteradas
Obras podem durar até o final do mês
Recursos da Defesa Civil são usados para reforma da ponte
Secretário de obras, Ricardo Dutra

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação