qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

No Mês da Mulher, Emater/RS-Ascar adere ao Movimento ElesPorElas

A adesão da Emater, conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural ao Movimento ElesPorElas (HeForShe) foi lançada aos empregados da instituição nesta quinta-feira (07/03), às 10h, no Auditório do Departamento de Economia e Estatística (DEE), em Porto Alegre, dentro da programação de eventos institucionais alusivos ao Dia Internacional da Mulher.

A ação surgiu a partir de um grupo de trabalho formado por extensionistas, e a partir disso, foi instituído o Termo de Referência para Desenvolvimento de Ações do Movimento ElesPorElas, que orienta o planejamento e a execução de diversas ações institucionais internas e atividades externas, junto aos diferentes públicos aos quais a Emater presta Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).

A assinatura de adesão da Emater/RS-Ascar aconteceu no dia 10 de dezembro do ano passado e o lançamento em março deste ano se destina aos trabalhadores da Instituição lotados nos escritórios Central e Regional de Porto Alegre e foi acompanhada por representantes de entidades parceiras, como Governo do Estado e suas secretarias, Casa Civil, Fetag, Fetraf, Associação dos Servidores da Ascar/Emater (Asae), Associação dos Extensionistas Sociais Rurais (Aesr), Associação dos Aposentados da Ascar (Asapas), Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Ascar/Emater (Cresal), e de sindicatos das categorias.

“Me deparei com essa necessidade de equiparação desde cedo, quando minha mãe, a deputada estadual Silvana Covatti, que foi a primeira mulher do RS a presidir a Assembleia Legislativa, me dizia: muitas vezes eu tenho que gritar 3, 4 vezes mais alto que os homens para ser ouvida. Atitudes como essa que a Emater oficializa hoje são louváveis, mas temos que nos conscientizar de que a cultura da igualdade deve ser difundida entre todos os funcionários da empresa, nas pequenas ações do nosso dia-a-dia”, argumentou o secretário Covatti Filho, presente no evento.

“Estamos inseridos e comprometidos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, no item 5, de Igualdade de Gênero, que contempla ainda o fortalecimento de organizações, como grupos e clubes de mulheres, o reconhecimento do papel da mulher como trabalhadora, mãe e cidadã, a rejeição da discriminação e da violência e a inscrição da mulher no bloco do produtor como forma de reconhecimento de seu papel como trabalhadora rural, integrando-as na unidade de produção, na comunidade e na sociedade”, avalia Iberê Orsi, presidente da Emater/RS-Ascar. Orsi lembrou da vocação da Emater como órgão de educação não formal e da necessidade de “mudar a cultura educacional na organização para uma efetiva equidade de gênero”.

Presente no meio rural em mais de 90% dos municípios do Estado, a Emater atualmente emprega 2.131 pessoas, sendo 1.169 homens e 962 mulheres (46% do corpo funcional). Somente em 2018, foram desenvolvidas ações de Aters para 54.440 mulheres, que tiveram acesso a políticas públicas de direitos sociais, de produção e comercialização, além de participarem de trabalhos de formação e inclusão social e produtiva e de geração de renda. No mesmo ano, 147.581 mulheres participaram de atividades desenvolvidas em todo o Estado.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con