seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

MPT na Escola 2019 reúne municípios da Fronteira Oeste

Reunião teve a presença da Secretária de Educação de Santana do Livramento (Foto: VivianeBuzattoColle)

Encontro serviu para recomendar providências a serem adotadas ao longo do ano letivo para erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente

Reunião teve a presença da Secretária de Educação de Santana do Livramento
(Foto: VivianeBuzattoColle)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) reuniu, na última terça-feira (26/02), 14 representantes de seis municípios dos 11 abrangidos na área de atuação da unidade em Uruguaiana. O objetivo foi o de apresentar o projeto MPT na Escola 2019. Os representantes municipais receberam recomendação para, através das secretarias da Educação, capacitar e sensibilizar professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais do 4º ao 7º anos do ensino fundamental para que atuem como multiplicadores no processo de conscientização dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade em geral, com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente.
O encontro foi realizado na sede do MPT uruguaianense e organizado pela procuradora Ana Lucia Stumpf Gonzalez (também coordenadora estadual de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes – Coordinfância). Estiveram presentes secretários de Educação e assessores representando Alegrete, Itaqui, Maçambará, Sant’Ana do Livramento, Santo Antônio das Missões e São Borja. Barra do Quaraí e Uruguaiana não conseguiram comparecer ao encontro, mas já informaram que têm interesse em aderir. Garruchos também não conseguiu estar presente, mas a expectativa é de que continuem participando em 2019, já que foi vencedor de premiação em 2018 (3º lugar na categoria esquete teatral 4º e 5º anos). Também integram a região Manoel Viana e Quaraí.
O projeto “Resgate à Infância” do MPT se divide em três eixos: o “Profissionalização”, voltado a empresas e ao preenchimento das vagas reservadas por Lei a aprendizes; o “Políticas Públicas”, voltado aos Municípios, com o objetivo de articular e fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente; e o “Educação”, voltado, através do MPT na Escola, a escolas de Ensino Fundamental da rede pública. A proposta é trabalhar o tema em atividades em sala de aula, sensibilizando os envolvidos para o problema.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem