qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Transatlântico chega ao Porto do Rio Grande e turistas conhecem cultura gaúcha

O transatlântico Sirena atracou no Porto Novo, cais público do Porto do Rio Grande, nesta terça-feira (19). A embarcação trouxe a bordo mais de 600 passageiros de 25 nacionalidades. Os turistas foram recebidos pelo CTG Raphael Pinto Bandeira, em uma recepção organizada pela Superintendência, que apresentou um pouco da cultura e tradição gaúcha.

“No aniversário de Rio Grande é um orgulho ser a ponte entre 600 turistas e a cidade. São 600 pessoas que vão conhecer o estado, consumir em Rio Grande e levar o nome do nosso porto”, afirmou o superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima.

cruze190
O Sirena retornará a Rio Grande no dia 10 de abril – Foto: Divulgação/SUPRG

O Sirena é um navio de luxo para 684 hóspedes e composto por 400 profissionais na tripulação. Cerca de 70% das suítes têm sua própria varanda privativa. Além disso, tem 180 metros de comprimento e 29 de largura. Sua bandeira é das Ilhas Marshall. Os passageiros que estão a bordo são norte-americanos e canadenses em sua maioria. O navio ainda conta com passageiros do Reino Unido, Portugal, África do Sul e Alemanha. Antes de atracar em Rio Grande, a embarcação estava em Santa Catarina. Agora seguirá viagem para o Uruguai. O Sirena retorna ao município no dia 10 de abril.

Gastal visita o Porto do Rio Grande

O secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, esteve na segunda-feira (18), na sede da Superintendência do Porto do Rio Grande. Além de ser recebido pelo superintendente Fernando Estima, o secretário participou de um encontro com lideranças do setor portuário. Na região, ele conheceu o simulador do APL Marítimo RS.

“O Porto do Rio Grande tem um papel fundamental para a competitividade. Mais do que um porto, ele é um grande equipamento de desenvolvimento da competitividade e desenvolvimento do Estado”, observou Gastal. “Nós temos que pensar a logística do Estado como uma grande rede, e o Porto do Rio Grande é um dos eixos, um dos nós importantes para essa rede de logística”, completou.

gastal19
O secretário de Governança e Gestão Estratégica do RS, Claudio Gastal, esteve na Superintendência na segunda-feira – Foto: Divulgação/SUPRG

Superintendência estreita laços com Ecosul

Estima também recebeu o superintendente da Ecosul (Empresa Concessionária de Rodovias do Sul S.A.), Silvio Caldas. A reunião foi de apresentação e fortalecimento de relações entre as duas instituições que têm muitos assuntos em comum. O próximo período de safra foi um dos temas tratados durante o encontro.

“Foi uma visita para nós iniciarmos um diálogo com a nova gestão da Superintendência, com um novo governo. Nós entendemos que temos vários pontos em comum, que precisamos discutir junto com o Porto. A ideia da reunião foi trazermos e buscarmos informações para que as atividades tanto da Ecosul, como do Porto, sejam vistas de uma forma mais ampla e em conjunto. A reunião foi muito boa para que a gente pudesse alinhar alguns assuntos relativos a isso”, comentou Caldas.

ecosul19
O próximo período de safra foi um dos temas do encontro – Foto: Divulgação/SUPRG

Para o superintendente do Porto do Rio Grande, o encontro serviu para discutir projetos com a concessionária e falar sobre a necessidade da conclusão da duplicação da BR-392 e também do próximo período de safra. “Essa foi uma reunião inicial de apresentação que nos deu oportunidade para alinharmos assuntos e já fomentar ações”, resumiu Estima.

Participaram também do encontro desta terça-feira (19) o diretor de Infraestrutura, Eduardo Teixeira; o chefe de gabinete, Gilberto Cunha; o gerente de Engenharia, Jean Rodrigues, e o gerente de atendimento ao usuário, Raul Boff.

Postado por Matias Moura

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con