seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

DOM PEDRITO: Rota da Safra receberá melhorias

Na manhã desta terça-feira, dia 19, o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, o vice-prefeito Alberto Rodrigues, os secretários de Agricultura, Planejamento e Obras, respectivamente, Antônio Carlos Vicente e Silva, Luciane Moura e Clodoaldo dos Santos, juntamente com o diretor do Núcleo de Trânsito, Flávio Cunha, anunciaram a decisão de manter a rota da safra no mesmo itinerário do ano anterior, pelos acessos das estradas do Passo Fundo e do Ponche Verde.

“Faremos a colocação de um material diferenciado, com o objetivo de maior durabilidade em função do peso dos veículos carregados e menos poeira para minimizar a situação dos moradores das vias”, ressaltou o prefeito.

Segundo ele, os esforços da Secretaria de Obras, com o apoio da Secretaria de Agricultura estarão concentrados nas vias por onde será escoada a safra vinda do interior do Município.

Em relação à abertura do bueiro no Corredor das Tropas, no dia 17 de janeiro, para minimizar a situação dos alagues, o referido local será canalizado novamente com uma tubulação de maior capacidade. “A Secretaria de Planejamento está com um projeto pronto para a construção de um pontilhão nesse local, estamos em busca de recursos para viabilizar a obra”, enfatizou.

Outro ponto da rota da safra que receberá investimento em drenagem é na rua Raul Pila, trecho onde os motoristas relataram alagamento, “nesse local será colocada tubulação de 60cm com armação de ferro”, enfatizou o titular da Agricultura.

Em relação ao município de Dom Pedrito ter ficado de fora no anúncio de horas/máquina por parte do Governo do Estado, o prefeito esclarece que a oferta do Estado foi de maquinário com combustível, operador e manutenção por parte do Município, “neste momento nós não temos como arcar com os custos nessa modalidade oferecida”, enfatizou, destacando que tramita junto à Secretaria de Obras do Estado um pedido de horas/máquina com maquinário e mão de obra por parte do Estado.

Postado por Elis Regina

FOTO ASCOM

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem