qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Vigilância alerta: É preciso se vacinar contra a Febre Amarela

A organização mundial da saúde emitiu um alerta para o possível surto de febre amarela no Brasil, segundo informou a entidade as autoridades em 2018 o surto se concentrou na região sudeste do país nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Já neste ano, já foram confirmados casos da doença no estado do Paraná, isso mostra que ela está se espalhando com grande rapidez e por essa razão é necessário que as pessoas que fazem parte do grupo de risco procurem a imunização.

Segundo a enfermeira Gabriela Formoso, a vacinação contra a febre amarela no município acontece em todas as unidade básicas de saúde em suas salas de vacinas. “ Ela é uma vacina muito segura, só no caso das gestantes e pessoas idosas acima de 60 anos necessitam de apresentar um atestado médico, onde este profissional que vai avaliar se essas pessoas realmente precisam desta vacina.

O Cronograma de vacinação está assim estabelecido; nas segundas-feiras na unidade sanitária e na Escola Caique, na terça-feira no PAM na Santa Rosa , Tabatinga e Vila Real, na quarta-feira no PAM no Padro e na Simon Bolívar, na quinta-feira na unidade sanitária e no posto de saúde do bairro Divisa e sexta-feira no Bairro Simon Bolívar e na Santa Casa.” Quem não tem comprovação vacinal vai receber uma nova dose de vacina. Já quem tem a comprovação vacinal é dose única na vida e não precisa mais se vacinar. No caso de quem perdeu a sua carteira a gente orienta que os pais levem seus filhos nos locais onde eles costumam se vacinar.”

Surto de febre amarela

Doenças que a vacina previne

A vacina previne contra a febre amarela, uma doença causada por um vírus da família dos Flavivírus, um tipo de vírus que causa doenças em humanos e em outros vertebrados. Ela é considerada aguda e hemorrágica e recebe esse nome por causar icterícia, um sintoma que deixa a região dos olhos, pele e mucosas com aspecto amarelado.

A doença é transmitida por meio de picada de mosquito. E é importante alertar que existem três espécies de mosquitos capazes de transmitir o vírus. As espécies de mosquito Haemagogus e Sabethe transmitem a febre amarela silvestre, pois estão concentradas em regiões de mata e interioranas. Já o Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela urbana, que atinge grandes cidades e áreas metropolitanas. Porém, o vírus transmitido é o mesmo, só muda o agente transmissor.

Em 2017 o Brasil voltou a viver um surto deste quadro que teve início em janeiro deste ano. Até o momento foram registrados 101 casos .

Doses necessárias

A orientação sobre a dose da vacina contra febre amarela foi atualmente reformulada. Anteriormente, após tomar a vacina pela primeira vez era necessário receber a segunda dose depois de 10 anos. No entanto, com a nova regra indica que uma pessoa que já tomou a vacina contra febre amarela não precisa se revacinar, mesmo que esta dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos. As únicas exceções são para pessoas que tomaram a dose fracionada da vacina e para crianças de 9 meses a 5 anos de idade.

Contraindicações

A vacina contra febre amarela é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Pessoas imunodepressivas, como pacientes oncológicos e portadores de doenças crônicas também não devem tomá-la.

Indicações da vacina contra febre amarela

A vacina contra a febre amarela é indicada para pessoas entre 9 meses e 60 anos que habitam em regiões de risco e para pessoas que habitam em áreas urbanas e vão viajar para regiões afetadas pelo surto.

Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergências epidemiológicas, vigência de surtos, epidemias ou viagens para áreas de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e risco da vacinação.

No caso de pessoas com mais de 60 anos que nunca foram vacinadas, o médico deve levar em conta os riscos da vacinação, que incluem o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades.

Mulheres gestantes só devem se vacinar contra a febre amarela se o risco de adquirir a doença for extremamente elevado. Além disso, ela também é contraindicada para mulheres que estão amamentando. No entanto, caso a lactante precise tomar a imunização é necessário suspender o aleitamento materno preferencialmente por 28 dias após a vacinação.

Postado por Matias Moura

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação