sex, 11 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Prefeito faz viagem polêmica a Brasília e não transmite o cargo à vice Mari

Na foto, Ico aparece com o deputado Crispin e Doze (Foto: Divulgação/Ascom)

Ico Charopen aparece em fotos ao lado do ex-fiscal do transporte escolar do Município – que depôs contra o Governo em uma denúncia do transporte escolar

Na foto, Ico aparece com o deputado Crispin e Doze
(Foto: Divulgação/Ascom)

A vice-prefeita Mari Machado (PSB) não assumiu como prefeita em exercício, nesta semana, durante a ausência do prefeito Ico Charopen (PDT), que viajou para Brasília. A informação foi confirmada pela Assessoria da Prefeitura, que publicou fotos com a agenda do mandatário na Capital Federal. Um fato parecido aconteceu na semana passada, quando o prefeito retornou de suas férias para que a vice-prefeita não assumisse o cargo. Em entrevista o político afirmou que estava no interior do Município, assistindo a tudo “de camarote”. Horas depois, santanenses relataram terem encontrado Ico na praia do Cassino, no Sul do Estado.
Durante o programa Conversa de Fim de Tarde, Mari explicou que tem uma portaria que permite a viagem do prefeito, sem que transmita o cargo à vice. A portaria é da época do ex-prefeito Elifas Simas, para evitar que a sua vice, na época a professora Maria Regina do Prado, assumisse e demitisse funcionários de sua confiança. O texto permitia ao prefeito designar um servidor para assinar atos administrativos para evitar solução de continuidade na gestão municipal. Quando viajava, o ex-prefeito nomeava para a função o então secretário da Fazenda, Arturo Risso.
Dessa vez, Mari também não assumiu, tampouco a prefeitura informou se alguém foi nomeado para conduzir administrativamente o Executivo. Mari Machado voltou a recordar que teve “um papel importante na campanha” que elegeu ela e o prefeito, em 2016. “Assim como o meu partido teve um importante trabalho durante a eleição”, afirmou a vice-prefeita lamentando a situação.
Na Câmara de Vereadores o tema caiu como uma bomba. O presidente da Câmara, vereador Maurício Galo del Fabro (PSDB), disse que não foi chamado para assumir o cargo e que o Poder Legislativo fez um levantamento jurídico para tratar sobre o tema. “A constituição prevê quem deve assumir o posto, nós tomaremos atitude e, se houver a nossa responsabilidade para mudar a lei orgânica nós vamos fazer, para que acabe essa novela mexicana”, afirmou Galo.
Ainda na sexta-feira (15), os procuradores da Câmara já haviam feito o levantamento, onde fica claro, no artigo 100, da Lei Orgânica Municipal, que “o vice-prefeito substituirá o prefeito em seus impedimentos e ausências e suceder-lhe-á no caso de vago”.
Como se não bastasse a repercussão negativa por não ter transmitido o cargo, Ico aparece em uma foto ao lado do seu antigo CC, Julio Doze, que era fiscal do Transporte Escolar e depôs na Operação Laranja Mecânica, que investiga, segundo a Polícia Federal, uma organização criminosa especializada em fraudar licitações para obtenção de contratos públicos de prestação de serviços de transporte escolar em Livramento.
Segundo Doze, o prefeito não havia “conseguido uma agenda com o deputado Onyx Lorenzoni (DEM)”, atual ministro da Casa Civil, e Doze teria ajudado Ico a se reunir com o deputado Nereu Crispin (PSL). “Somos inimigos, eu e ele (o prefeito Ico)”, afirmou Doze.

Todo pronto para la asunción de Richard Sander como intendente de Rivera

El acto protocolar se realizará en el Teatro Municipal de Rivera En la jornada de este jueves 10 de julio se llevará a cabo el cambio de mando de la intendencia departamental de Rivera, dónde el actual intendente Arquitecto, José Mazzoni, dejará su lugar al intendente electo, Contador Richard Sander. El acto protocolar se llevará a cabo a partir de