qui, 17 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Casa Albornoz é destaque em matéria do principal Jornal de São Paulo

A empresa santanense é apresentada no texto como a nova marca brasileira de azeites

Uma matéria publicada na última quarta-feira (6) no Jornal Estadão do estado de São Paulo, um dos principais veículos de comunicação do país , apresenta aos leitores a mais nova marca de azeite de oliva do país; A Casa Albornoz. A Empresa santanense pertence a família Albornoz pretende a partir deste ano colocar no mercado vários produtos da terra , eles o azeite de oliva e o mel, Confira o texto publicado no site do jornal

Casa Albornoz, de Santana do Livramento, é nova marca brasileira de azeites

A safra brasileira de azeitonas para a produção de azeites deste ano, que começou em fevereiro, terá como novidade o lançamento de ao menos três rótulos de uma nova marca.

A estreante é a Casa Albornoz, de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, perto da fronteira com o Uruguai. Um dos rótulos, chamado Da Casa, é um blend das variedades arbequina e koroneiki. Outro, o Reserva, mais complexo, mistura arbequina, arbosana e koroneiki. Por fim, um azeite pensado para crianças, com azeitona arbequina, a variedade de sabor suave. “Vimos que há muitos na Europa, mas poucos aqui, e decidimos lançar”, diz Virgínia Albornoz, diretora comercial.

Segundo ela, a expectativa é de que a produção deste ano ainda seja pequena, com cerca de 6 mil garrafas de 250 ml. Mas a família, dona do negócio, já construiu um lagar próprio e pretende expandir a produção nos próximos anos, aproveitando os cerca de 120 hectares de oliveiras que já têm plantados – o negócio foi idealizado e é tocado por Virgínia, as irmãs, Silvia e Ana Luiza, e a mãe, Margarida.

A marca deverá se somar a outras 45 já listadas na edição mais recente do Guia do Azeite Brasileiro, em um ano de quebra de expectativa com a safra de azeitonas em uma das principais regiões produtoras do País, a Serra da Mantiqueira. De acordo com representantes do setor, outros produtores vinham se preparando para lançar suas marcas em 2019. Mas o clima atrapalhou seus planos. No Sul, onde as fazendas são em menor número e maiores, em contrapartida, depois de duas safras ruins, a produção será recorde.

As duas regiões são as maiores produtoras do Brasil, onde a cultura começou a se desenvolver principalmente a partir do ano 2000. Apesar de tudo, segundo Paulo Freitas, consultor de diversos produtores do mercado brasileiro, “se não houver nenhum evento climático, a produção deverá superar a do ano passado, por volta de 170 mil litros, e chegar a 200 mil litros”.

O volume ainda é irrisório diante do consumo nacional, que alcançou o volume recorde de 77 milhões de litros por ano, em 2018. Mas vem crescendo e se concentra em azeites cada vez mais nobres e frescos.

Forte : Jornal Estadão

Fotos Marcelo Pinto  e Festival Binacional de Enogastronomia

Postado por Matias Moura

Deputado Bohn Gass convida Ministério da Saúde para Audiência Pública sobre Políticas de Saúde na Fronteira Brasil–Uruguai

  Brasília, 15 de julho de 2025 – O Deputado Federal Bohn Gass (PT/RS), integrante da Comissão Temporária de Integração Fronteiriça do Parlamento do MERCOSUL, esteve hoje no Ministério da Saúde para convidar oficialmente autoridades da pasta a participarem da Audiência Pública sobre Políticas de Saúde na Fronteira Brasil–Uruguai, que será realizada no próximo dia 22 de agosto, na Câmara

Fundo do Idoso – Beto Albuquerque

Acompanhe através do link o vídeo que Beto Albuquerque postou em suas redes sociais: https://www.instagram.com/reel/DMLWsdvxBnx/?igsh=MTlhZWZrMmhiZ3F1NQ%3D%3D Acompanhando de perto cada centavo do Fundo do Idoso. A boa política se faz com fiscalização e respeito a quem construiu nosso país. Nosso olhar é pelos seus direitos!