ter, 10 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 07 e 08.12.24

Estado e municípios da Fronteira Oeste discutem novo contrato com Santa Casa de Uruguaiana

A nova direção da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana foi recebida nesta quinta-feira (7) pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para tratar da renovação do contrato de prestação de atendimentos pelo SUS. Alguns serviços devem ser retomados já na próxima segunda-feira (11). O hospital sofreu, no início do ano, intervenção da gestão municipal. Por isso, também estiveram presentes o prefeito da cidade, Ronnie Mello, e outros representantes da secretaria municipal de saúde.

O novo contrato está em fase de elaboração, devendo ser assinado ainda em fevereiro, trazendo adequações quanto aos serviços prestados para toda a região da Fronteira Oeste. Os resultados da discussão foram, na sequência, apresentados aos demais secretários municipais de saúde da regional.

A intervenção do município na administração da Santa Casa foi uma recomendação do Ministério Público Estadual em virtude da situação financeira da entidade, que levou ao fechamento de serviços e falta de pagamentos de funcionários. Nesta quinta-feira, após uma primeira discussão entre a equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde, coordenada pela secretária-adjunta Aglaé Silva, e a direção da Santa Casa foram definidos os moldes pelos quais será elaborado o novo contrato.

Segundo a secretária Arita, a intenção neste momento é elaborar um contrato “realista e que o hospital tenha capacidade de atender o município e região”, afirmou. O prefeito Ronnie Mello acrescentou a vontade em retomar os serviços, “reestabelecendo a confiança com os profissionais e comunidade”.

Ao Estado, a direção do hospital apresentou a necessidade de reestruturação de algumas áreas. A Santa Casa terá que interromper momentaneamente o atendimento na área de cardiologia, na qual era referência regional, visto que não possui hoje condições de manter uma equipe profissional nessa especialidade. A previsão é que, após esse primeiro período de reorganização da gestão, o serviço volte a funcionar. Até lá, junto aos municípios, o Estado irá propor quais serão os hospitais para onde os pacientes da região serão encaminhados.

Enquanto isso, o município bancará, com recursos próprios e para os seus residentes, o atendimento em hemodinâmica, que são exames do coração com a finalidade de diagnosticar a possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a localização da obstrução que está causando este infarto. A gestão poderá ofertar o serviço aos outros municípios da região, caso esses o queiram contratar.

Nas demais áreas, ficou acordado que a Santa Casa continuará a ser a referência regional nas áreas de neurologia e oncologia, além de ter sido iniciada uma discussão sobre a organização da rede de leitos de retaguarda, que são os leitos distribuídos em outros hospitais, para onde os pacientes podem ser transferidos após o atendimento de média ou alta complexidade realizado na Santa Casa. Assim, além da liberação de leitos, o paciente que ainda está em observação pode retornar para mais próximo de seu município enquanto aguarda a alta hospitalar.

Ao final do encontro com os municípios, a secretária Arita destacou o que chamou de lição maior. “Para nós, é muito importante o diálogo e a boa parceria da forma que vocês (representantes dos municípios) se colocaram frente a essa questão”, disse.

As reuniões realizadas nesta quinta-feira em Porto Alegre contaram ainda com as presenças do deputado estadual Frederico Antunes e outros representantes da SES, integrantes da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Alegrete, e do Departamento de Atenção Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), além do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

Privatizar sementes através da propriedade intelectual é uma aberração

Por Charlene de Ávila e Néri Perin O sistema de patentes, em particular, foi concebido em sua gênese essencialmente para proteger as invenções nas áreas mecânicas, sendo as criações na seara vegetal, excluídas desta proteção. Por outro lado, coube ao agricultor através de práticas seculares não só reservar os grãos ou sementes, mas também selecioná-las e melhorá-las, nomeadamente através do

Conab realiza novos leilões de contrato de opção de venda de arroz nesta sexta, 13

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade, na próxima sexta-feira (13), aos leilões de Contrato de Opção de Venda Público (COV) de arroz. A medida visa diversificar, estimular e ampliar a produção do grão no país. “O arroz é um importante alimento na dieta do brasileiro, e o governo federal vem adotando medidas de estímulo à produção de arroz,

Otro “golpe” al Abigeato en Rivera

La Brigada Departamental de Seguridad Rural recupera más ganado hurtado en Brasil El delito de Abigeato es un tema que continúa preocupando en la frontera Rivera (Uruguay) – Santana Do Livramento (Brasil) a los productores y autoridades policiales de ambos países. Por tal motivo y como desde hace desde muchos años a la fecha el trabajo policial de ambas policías