qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Um perigo espalhado pelo vento

De mortandade de abelhas, a perdas milionárias em culturas com a uva e oliveiras conheça um problema grave que tem afetado produtores da região através da má aplicação de agrotóxicos em lavouras

A palavra “Deriva” pode soar um pouco estranha quando o assunto é agronegócio, mas ela tem sido o motivo de muita discussão em nosso estado e até de ações judiciais. A discussão entre o tema iniciou em 2015, quando o Ministério Público Estadual abriu inquérito para investigar a suposta deriva do herbicida 2,4-D em parreiras da região da Campanha. Ou seja através da má aplicação deste produto que é utilizado antes do plantio das lavouras de soja por via de pulverização aérea o produto acaba sendo espalhado pelo vento atingindo outras culturas como é o caso das uvas e oliveiras.
O caso vem sendo discutido entre os produtores da região que buscam uma solução para o problema que vem causando perdas financeiras milionárias de uns anos para cá na região da Campanha.
Por esta razão é que o sistema Farsul – Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – realizou no dia 17 deste mês uma reunião entre produtores de culturas que estão sendo afetadas pelo uso do agroquímico 2,4-d. O objetivo foi estabelecer um ponto de equilíbrio para a utilização e aplicação terrestre do produto. Um laudo técnico elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e entregue ao Ministério Público do Estado, apontou que amostras coletadas estavam contaminadas pelo 2,4-d. As principais culturas prejudicadas foram as de uva, de oliveiras e de maçãs.
A sugestão do Ministério Público foi a de regulamentar o uso de todos os agroquímicos, não apenas o 2,4-d. Também ficou definido que o inquérito terá continuidade em Porto Alegre, saindo da Promotoria de Justiça de Bagé, o que não retira a possibilidade de um de consenso entre as partes. Caso não haja acordo o processo será encaminhado para a esfera judicial.
O diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Antonio Carlos de Quadros Ferreira Neto, disse que a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural irá assumir o papel de liderar os trabalhos, e que os técnicos das cadeias envolvidas serão convidados para uma nova reunião.

Vitivinicultura da região sofre com o problema

Em Sant’Ana do Livramento a situação não é diferente, existe hoje no município uma grande extensão de lavouras de soja plantadas e nos parreirais onde os sinais dos agroquímicos já foram encontrados por muitos produtores, como relata o técnico em agropecuário Odinei Cardoso que trabalha para uma vinícola da região há 28 anos e, segundo ele, o problema surgiu de uns anos para cá. “O que a gente nota aqui é a presença do 2,4 D que é utilizado na soja. Ele afeta diretamente o crescimento das plantas, nós estamos hoje com uma área de implantação onde as mudas são novas e a gente percebe que ela retarda um pouco o crescimento. A gente começou a notar de uns três anos para cá esse impacto. Nas uvas adultas que estão em produção a gente nota a dificuldade na maturação e no crescimento dos ramos que a utilização dele também prejudica”.

Matias Moura – [email protected]

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação