qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Sisu 2019: Conheça os campi da Unipampa

Iniciaram nesta terça-feira, 22, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) processo seletivo para entrada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Para se inscrever é necessário ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2018. No total, a Unipampa oferece 3.240 vagas de graduação em 66 opções de curso.

O Campus Dom Pedrito oferece cinco cursos de graduação na área das ciências rurais. São eles: Agronegócio, Ciências da Natureza, Educação do Campo, Enologia e Zootecnia. No total, hoje o Campus abriga 870 alunos, com a supervisão de cerca de 40 técnicos em educação e 60 docentes.  De acordo com o diretor do Campus Dom Pedrito, Thiago Beuron, a marca do Campus Dom Pedrito é de que todos os cursos tem ligação com a área rural e de sustentabilidade. Outro diferencial é o curso de Bacharelado em Enologia, pioneiro nessas configurações no Brasil.

No Campus Jaguarão são seis cursos oferecidos no Sisu 2019: Gestão de Turismo, História, Letras – Espanhol e Literatura Hispânica, Letras – Português  e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia e Produção e Política Cultural. Hoje o Campus conta com cerca de 70 docentes e 40 técnicos em educação para 600 estudantes. Para a diretora da unidade, Ana Cristina Rodrigues, um dos diferenciais do Campus Jaguarão é o espaço físico já que há mais um prédio sendo inaugurado, além dos espaços produzidos pelos alunos como o espaço de convivência Dandara e a galeria de arte Magliane. “O Campus Jaguarão também possui o Curso de Graduação de Produção e Política Cultural, o quarto no país e o primeiro do estado”, ressaltou ela.

O Campus Santana do Livramento é voltado para área de Ciências Sociais Aplicadas, com seis cursos: Administração (diurno), Administração (noturno), Ciências Econômicas, Direito, Gestão Pública e Relações Internacionais. No total o Campus está com 1150 alunos, cerca de 60 docentes e 30 técnicos em educação. O diretor da unidade, Rafael Vitória Schmidt, conta que o Curso de Ciências Econômicas foi eleito o melhor curso do Brasil entre as universidades públicas e, que, com as obras que devem ser finalizadas este ano, o Campus gozará de uma ótima estrutura, além dos professores bastante qualificados que já somam mais 80% com doutorados. Além disso, Schmidt ressalta que todas as graduações lotadas na unidade tem uma boa aceitação no mercado de trabalho.

Tamíris Centeno

Jornalista
Assessoria de Comunicação Social – Gabinete da Reitoria

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con