seg, 22 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital l 20 e 21.07.24
Aplateia Digital l 20 e 21.07.24

Última Edição

Prefeitura e Sindicato Rural inauguram monumento em homenagem a ‘Capital da Ovelha’

Escultura com 3 metros de altura e pesando cerca de 3 toneladas foi inaugurada na entrada do Parque da Rural(Foto: Matias Moura/AP)

A inauguração do monumento aconteceu na quinta-feira (17) durante um jantar na Exposição-feira de Ovinos

O município de Sant’Ana do Livramento recebeu o título de ‘Capital Nacional da Ovelha’ após a aprovação, em dezembro de 2018, do Projeto de Lei 1.191/15 de autoria do então Deputado Federal Luiz Carlos Heinze (Progressistas).
O município, que possui um dos maiores rebanhos ovino do país com cerca de 450 mil cabeças, conta também com uma das mais importantes feiras de ovinos do Rio Grande do Sul. Foi durante a programação da 41ª Exposição-feira de Ovinos de Verão que ocorreu um jantar, na noite de ontem (17), em comemoração ao título.
Segundo Luis Carlos D’Auria Nunes, Presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento – entidade que realiza a Feira de Ovinos e responsável pela organização da homenagem – mais do que um título isto é um verdadeiro reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido, há anos, pelos produtores do município: “Livramento não tem apenas o maior rebanho ovino do país, possuímos excelentes animais com genética de ponta que é exportada para todo o Brasil e também para outros países”.
Durante o evento foi inaugurado um monumento à ovelha. O artista local, Eduardo Camargo, fez uma escultura em concreto e ferro que tem 3 metros de altura e pesa cerca de 3 toneladas. No monumento, localizado na entrada do Parque da Rural, há uma ovelha e dois cordeiros, o que representa a reprodução do rebanho santanense.
A noite contou ainda com a homenagem a dois grandes nomes da ovinocultura do estado e, também, nacional: Orlando Pires Martins e David Fontoura Martins. Estes foram os produtores responsáveis pela importação da raça Texel no Brasil, em 1973, assim como a criação do padrão racial do Texel brasileiro.
O evento, realizado no Centro de Eventos da Rural, contou com a presença de produtores e de autoridades do município e do setor rural. A noite finalizou com um jantar com churrasco de carne ovina e vinhos produzidos no município.
A 41ª Exposição-feira de Ovinos de Verão iniciou na última segunda-feira (14) e ocorre até o dia 30 de janeiro. Os primeiros dois remates já alcançaram o faturamento de R$ 238.350,00 com a venda de 412 animais.

Escultura com 3 metros de altura e pesando cerca de 3 toneladas foi inaugurada na entrada do Parque da Rural(Foto: Matias Moura/AP)