qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Onde estão os argentinos?

Centro de Controle Integrado registra queda na passagem de argentinos na fronteira

Já é tradicional ver, no verão, vários carros com placas da Argentina cruzando a fronteira de Livramento e Rivera rumo às praias brasileiras. Los hermanos acabam optando por nossas praias por vários motivos, entre eles o valor do dólar, as belezas naturais das praias catarinenses que são o principal destino dos viajantes. Mas, desta vez, está sendo diferente. Pouco se vê argentinos circulando em nosso município. E os números comprovam essa diminuição.
Segundo dados do Centro de Controle Integrado da Polícia Federal e do Governo Uruguaio, neste mês de janeiro entre os dias 1 a 15, passaram pela fronteira 7.106 argentinos sendo que no mesmo período do ano passado foram registradas 12.365 entradas, por esta fronteira, praticamente o dobro dos visitantes.
No Centro de Controle Integrado situado no Shopping Siñeriz onde são registradas as entradas e saídas dos estrangeiros dos dois países, o movimento está muito abaixo do esperado. Onde se formavam longas filas à espera da realização dos trâmites necessários, agora é possível notar espaços vazios nas cadeiras, estacionamentos e uma calmaria nos guichês.
Crise na Argentina afeta turismo no Brasil
Segundo informações do site especializado em turismo, “Aluguel da Temporada”, um dos principais motivos para essa diminuição é a crise instalada no país vizinho que tem afetado diretamente o Brasil, principalmente na temporada de verão.
Enfrentando uma desvalorização nunca vista anteriormente em relação ao dólar, a economia Argentina vem passando por maus bocados, recorrendo a empréstimos ao FMI (Fundo Monetário Internacional) para tentar conter a cadeia de efeitos negativos em sua economia.
Países como o Chile e Cuba sentiram mais intensamente os efeitos da crise em seus setores turísticos chegando a uma redução de 50% de turistas argentinos.
Aqui no Brasil, embora esse número tenha sido menor, ele já preocupa. Com uma economia estagnada, inflação altíssima, uma dívida externa em dólar e a maior desvalorização mundial de uma moeda, sendo de mais de 50% é difícil olhar com otimismo no cenário atual da crise Argentina. Nos sites de Aluguel de Temporada a procura de argentinos por imóveis brasileiros apresentou declínio de 21,21% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con