sáb, 3 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Chuva forte permanece no Estado na próxima semana

Nesta sexta-feira(18) a fronteira registro mais uma vez alto volumes de chuva , segundo informações dos principais sites de meteoroligia o acumulado foi de 50mm em poucas horas o que causou alagamentos e transtornos em Livramento e Rivera. A grande preocupação é com o nível da barragem do Lago Batuva que passou pela vistoria do DEMA.

A semana entre 18 e 24 de janeiro ainda deverá apresentar chuva forte em algumas regiões, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.No sábado (19), a chuva deverá persistir nas faixas Leste e Norte, porém, no restante do Estado, a nebulosidade diminuirá e o tempo voltará a ficar seco.

No domingo (20) e segunda-feira (21), o tempo deverá ficar seco na maioria das áreas do território gaúcho, porém as temperaturas e a umidade permanecerão elevadas, e poderão ocorrer pancadas isoladas de chuva.

Tendência de 22 a 24 de janeiro

Entre a terça (22) e a quinta-feira (24), as temperaturas e a umidade permanecerão elevadas, e o calor predominará, com possibilidade de pancadas de chuva, típicas de verão, em algumas áreas.

Os totais previstos superarão 60 mm em grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul. Na Zona Sul, Campanha, Fronteira Oeste e nas Missões os valores deverão oscilar entre 80 e 100 mm. No Alto Uruguai, os totais poderão superar 120 mm acumulados.

Texto e fotos : Matias Moura

Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi

  A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a