ter, 10 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 07 e 08.12.24

Comandantes da BM assumem com meta de ampliar combate ao crime

Governador e vice prestigiaram a posse dos novos comandantes – Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O novo subcomandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, e o novo chefe do Estado-Maior (EMBM), coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, foram empossados na tarde desta quarta-feira (16), no Salão Nobre do QG da BM, em Porto Alegre. O governador Eduardo Leite, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e o comandante-geral da BM, coronel Mário Ikeda, participaram da cerimônia. Andrade e Dutra assumem nos lugares do coronel Eduardo Biacchi Rodrigues e do coronel Júlio César Rocha Lopes, que passou a ocupar a chefia da Casa Militar.

Como comandante da Brigada, Ikeda agradeceu a dedicação dos dois colegas que estão deixando os cargos e desejou sucesso aos recém-empossados na “missão de liderar os policiais militares e defendê-los para que se sintam fortes e capazes de defender a sociedade.” E foi além: “Levem à nossa tropa o compromisso que estamos propondo e digam que vamos lutar com ela e por ela”, destacou o comandante-geral da BM aos coronéis Andrade e Dutra.

Ranolfo Vieira Júnior complementou os cumprimentos e defendeu a integração da BM com os demais órgãos da segurança pública e o setor de inteligência para vencer a criminalidade. “Não tenho dúvida de que o sucesso de vocês representará qualidade da vida para todos os gaúchos”, afirmou o vice-governador e secretário da Segurança.

Eduardo Leite reforçou que a segurança pública é “prioridade absoluta” do novo governo e que o trabalho a ser feito deverá unir prevenção, repressão e reabilitação. “Vamos trabalhar conjuntamente para não ficarmos enxugando gelo”, afirmou o governador. Encerrando seu discurso, o chefe do Executivo citou uma frase que leu em homenagem a um soldado, durante visita aos Estados Unidos, para se referir ao esforço e a dedicação das brigadianas e brigadianos, muitas vezes abdicando da própria vida para defender outras vidas: “Todos dão um pouco, poucos dão tudo”. O governador enalteceu o trabalho da BM. “Estamos diante de um efetivo que dá tudo por 12 milhões de gaúchos”, elogiou.

Coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, subcomandante-geral da BM

Na corporação desde 1985, o coronel Andrade estava na chefia do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio do Sinos até aceitar o convite para assumir como subcomandante-geral da Brigada Militar. Antes ainda, foi chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e comandou o 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Porto Alegre. Como membro da Força Nacional de Segurança, comandou também a Operação Olimpíada Rio 2016.

Coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, chefe do Estado-Maior da BM

Na Brigada Militar desde 1988, o coronel Dutra atuava como comandante do CRPO de Santa Maria até assumir o cargo de chefe do Estado-Maior da BM. Ao longo da carreira, chefiou o CRPO do Vale do Caí, foi comandante da Escola de Formação e Especialização de Soldados da Brigada e do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Montenegro, e também chefiou a terceira seção (PM3) do Estado-Maior da Brigada Militar.

Privatizar sementes através da propriedade intelectual é uma aberração

Por Charlene de Ávila e Néri Perin O sistema de patentes, em particular, foi concebido em sua gênese essencialmente para proteger as invenções nas áreas mecânicas, sendo as criações na seara vegetal, excluídas desta proteção. Por outro lado, coube ao agricultor através de práticas seculares não só reservar os grãos ou sementes, mas também selecioná-las e melhorá-las, nomeadamente através do

Conab realiza novos leilões de contrato de opção de venda de arroz nesta sexta, 13

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade, na próxima sexta-feira (13), aos leilões de Contrato de Opção de Venda Público (COV) de arroz. A medida visa diversificar, estimular e ampliar a produção do grão no país. “O arroz é um importante alimento na dieta do brasileiro, e o governo federal vem adotando medidas de estímulo à produção de arroz,

Otro “golpe” al Abigeato en Rivera

La Brigada Departamental de Seguridad Rural recupera más ganado hurtado en Brasil El delito de Abigeato es un tema que continúa preocupando en la frontera Rivera (Uruguay) – Santana Do Livramento (Brasil) a los productores y autoridades policiales de ambos países. Por tal motivo y como desde hace desde muchos años a la fecha el trabajo policial de ambas policías