qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Relatório do Controle Interno da Prefeitura alertou sobre possíveis irregularidades no contrato com a OSCIP ainda em Janeiro de 2018

Um documento assinado em 30 de janeiro de 2018 alertava ao gabinete do Prefeito sobre o Termo de Parceria firmado entre Prefeitura e OSCIP. Trata-se de um Relatório Operacional número 02/2018. O documento diz:

Em atendimento ao requisitado pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, esta controladoria exarou as requisições de documentos e informações n° 6,7 e 8 de 24/01/2018, bem como as de n° 009,010 e 011 de 25/01/2018 e n°012 de 26/01/2018, todas relacionadas ao Termo de Parceria n° 01/2018 celebrado entre o município de Santana do Livramento  e a OSCIP Ação Sistema de Saúde e Assistência Social  em 16/01/2018 (..). Em resposta ao solicitado a documentação foi encaminhada a esta UCCI e de pronto repassada a Coordenação de Serviço Regional de auditoria de Santa Maria, do TCE/RS”.

O documento faz uma observação quando ao pagamento da primeira parcela do desembolso no valor de R$ 500 mil reais tão logo após a assinatura do referido Termo. Ao final o Relatório faz a seguinte observação e recomendação:

“R.1 – Que o gestor municipal se abstenha de despender qualquer valor em função do ajuste com a OSCIP Ação Sistema de Saúde e Assistência Social até a análise da legalidade da referida contratação pelo Tribunal de Contas do Estado do RS”.

O documento é assinado pela técnica de controle interno Sandra Helena Curte Reis e protocolado na Chefia do Executivo em 30 de janeiro de 2018.

Durante o mês de outubro de 2018, em audiência na Câmara de Vereadores com Prestação de contas do Executivo à época, a Secretária de Educação Maria Regina do Prado Alves admitiu que foi um erro a contratação da OSCIP.

Indagada na época sobre a OSCIP, ela disse: “foi uma idéia de se tentar acompanhar toda essa facilidade que nós acreditávamos que teríamos. Infelizmente alguns aspectos não foram positivos, mas nós aprendemos a lição, tanto que para o ano que vem nós estaremos realizando um processo seletivo administrativo pela Prefeitura Municipal, mas fica a experiência, nada de se perde, tudo se transforma. E nós vamos transformar esse erro, se é que pode-se dizer assim, em benefício da educação para os anos vindouros”.

A realização do Termo de Parceria de 2018 entre prefeitura e OSCIP agora é algo de uma Ação Civil Pública na Justiça.

Llamado a interesados a presentar lista en el Círculo Policial de Rivera

La Comisión Electoral del Círculo Policial de Rivera comunica a su masa social y convoca a interesados para presentar listas para las próximas elecciones a llevarse a cabo el 29 de mayo del año en curso. Según información periodística que posee A Plateia en español, indica que el plazo para la presentación de listas vence el lunes 12 de mayo

Se inauguró la nueva sede de la Fundación Pérez Scremini en Rivera

En la jornada de este martes 6 de mayo se llevó a cabo la inauguración de la sede de la Fundación Pérez Scremini en la ciudad de Rivera, la cual se encuentra ubicada en la intersección de calles Dr. Migliaro y César Mayo Gutiérrez en la zona de barrio Insausti, cercano a plaza de Los Dragones y al Hospital de

MAYO AMARILLO 2025: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana” en la frontera Rivera – Livramento

Como ocurre cada año en las instalaciones de la intendencia Departamental de Rivera se llevó a cabo la presentación de las actividades programadas para el “Movimiento Internacional Mayo Amarillo 2025”, en su edición número 12. Para este año 2025, el lema utilizado es: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana”. El programa Mayo Amarillo es un movimiento a nivel mundial cuyo objetivo