qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Ministério Público Federal encaminhará investigação sobre OSCIP para a Justiça Estadual

Após denúncia do vereador Aquiles Pires (PT) ao Ministério Público Federal em maio de 2018 sobre o caso da OSCIP e o Termo de Parceria firmado com a Prefeitura de Livramento, a Procuradora da República Camila Bortolotti deu início ao procedimento 1.29.009.000109/2018-21 para averiguar o conteúdo da Denúncia. O tema foi o mesmo levado ao MP Estadual em janeiro de 2018 sobre irregularidades na contratação, ausência de chamamento público, desrespeito aos princípios administrativos e a NÃO economia para os cofres públicos com a Parceria.

Em conversa com o Gabinete da Procuradora na tarde desta segunda-feira (14) foi confirmado a existência de uma investigação com mais de 1000 páginas no MPF. A Procuradora confirmou que foram ouvidas diversas pessoas e colhidos depoimentos além de uma vasta documentação acostada ao Procedimento. Contudo, como restou comprovado que não foi utilizado verba ou recurso federal na parceria com a OSCIP, a Procuradoria irá declinar da competência e encaminhar os documentos para conhecimento do Ministério Público Estadual.

Na Justiça Estadual uma Ação Civil Pública já trata sobre o tema após oferecimento de Denúncia pelo MP Estadual.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con