qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Moradores da Belizária fazem duro desabafo e Prefeitura alega “burocracia” para resolver problemas

Após a forte chuva desde domingo, 13, Prefeito e secretários, e também vereadores, visitaram a galeria do Beco da Belizária que desabou há meses e que continua acarretando problemas para a comunidade a cada período de chuva.

Neste domingo a galeria transbordou e trouxe sérios danos para as casas dos moradores. A água invadiu as residências, destruiu móveis e deixou os moradores com os ‘nervos à flor da pele’. Durante a semana o local foi visitado por técnicos da RGE Sul e Prefeitura, contudo, apenas a RGE pode agir e resolveu concretar a base de um poste de luz com transformador que fica exatamente ao lado da galeria que desabou há meses.

Acontece que o cimento colocado para segurar o poste escorreu e acabou obstruindo ainda mais a passagem da água pela galeria. Com a chuva deste final de semana o caso piorou e a força da água destruiu ainda mais o local e invadiu as casas. O problema foi redobrado para os moradores.

O Problema é grave e exigirá uma avaliação ainda mais técnica. Vereadores que visitaram o local exigiram providencias do Executivo para uma solução mais ativa e eficiente do Poder Público.

O Prefeito Ico Charopen disse que o caso está sendo acompanhado, mas como a obra é mantida por verba da Defesa Civil, o jeito é esperar que o tempo melhore para que a empresa contratada possa trabalhar. O prefeito disse que nada pode fazer no local senão esperar para que, assim, a verba não seja perdida, “Não para de chover, a culpa não é nossa” disse o prefeito perguntado sobre o caso.  Poder Público fará uma ação paliativa para tentar amenizar o problema enquanto a empresa contratada ainda não começa a obra.

Para tentar sanar o caso, a Prefeitura quebrou parte da laje no local dentro do Beco com o fim de dar maior vasão para a água da chuva que passa pela galeria.

Em protesto, os moradores montaram uma barricada para impedir o fluxo do trânsito e chamar a atenção da comunidade. Barricadas que foram arrancadas com a chuva foram reutilizadas pelos moradores.

Moradores cobraram uma palavra séria da prefeitura e atitude do Prefeito. A comunidade sofre há anos com o local e depois do desabamento da galeria o caso piorou ainda mais.

A noite continuou com o trabalho dos servidores municipais para tentar sanar o problema até que a empresa contratada possa começar o serviço de recuperação do local que desabou. A Expectativa dos moradores é de como será esta obra e do seu resultado final para que o problema não venha a se repetir.

Fotos de Fabian Ribeiro / Márcio Biscarra E Marcelo Pinto – Grupo A Plateia

Llamado a interesados a presentar lista en el Círculo Policial de Rivera

La Comisión Electoral del Círculo Policial de Rivera comunica a su masa social y convoca a interesados para presentar listas para las próximas elecciones a llevarse a cabo el 29 de mayo del año en curso. Según información periodística que posee A Plateia en español, indica que el plazo para la presentación de listas vence el lunes 12 de mayo

Se inauguró la nueva sede de la Fundación Pérez Scremini en Rivera

En la jornada de este martes 6 de mayo se llevó a cabo la inauguración de la sede de la Fundación Pérez Scremini en la ciudad de Rivera, la cual se encuentra ubicada en la intersección de calles Dr. Migliaro y César Mayo Gutiérrez en la zona de barrio Insausti, cercano a plaza de Los Dragones y al Hospital de

MAYO AMARILLO 2025: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana” en la frontera Rivera – Livramento

Como ocurre cada año en las instalaciones de la intendencia Departamental de Rivera se llevó a cabo la presentación de las actividades programadas para el “Movimiento Internacional Mayo Amarillo 2025”, en su edición número 12. Para este año 2025, el lema utilizado es: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana”. El programa Mayo Amarillo es un movimiento a nivel mundial cuyo objetivo