sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

“Só de a cavalo’’

Moradores da zona rural sofrem com a falta de manutenção das estradas

Muitos santanenses reclamam das condições das ruas do município por conta dos inúmeros buracos que estão espalhados por todos os bairros, e com razão. E os altos volumes de chuva contribuem por criar ainda mais problemas.
Na semana que passou entre a terça e quinta-feira por exemplo o índice pluviométrico registrou a marca de 150mm de chuva no munícipio e com a previsão de mais 80 a 100mm até a próxima segunda-feira (14) poderá ultrapassar os 250mm.
Mas quem mais sofre com esse monte de chuva são os moradores da zona rural do município. Em várias localidades arroios transbordaram e bueiros foram levados dificultando ainda mais a passagem de quem precisar vir para a cidade. Mesmo nas regiões mais próximas do munícipio, como é o caso da estrada da Mangueira Colorada que é uma importante ligação com a zona rural e que possui um grande números de residências, esses problemas com a falta de manutenção são encontrados com frequência.
A reportagem do Jornal A Plateia esteve naquela região nesta semana e pode registrar muitos trechos onde o lamaçal dificulta até caminhonetes de passar. O empresário José Orlando Soares da Rosa por exemplo possui uma empresa de transporte escolar rural e comenta sobre a dificuldade de acesso à região. “Essa estrada está intrafegável. Tenho veículos escolares lá para o lado do Antônio Conselheiro e a situação é bastante complicada mesmo. A distância aqui da cidade é de aproximadamente 35km e alguns trechos não dá para passar. Pois nos cobram que a gente tem levar as crianças para o colégio mas eles não vem verificar o estado que as estradas estão” disse ele.
Segundo o diretor do Departamento de Estradas Rurais do município Vinicius Repetto , por força do mau tempo a manutenção que estava sendo realizada preciso user interrompida em algumas localidades e que o trabalho de recuperação de toda a estrada da florentina ( incluindo o trecho da Mangueira Colorada) não tem previsão para acontecer. Neste sábado equipes estarão se deslocando para os locais mais críticos, como a região do Itaquatiá, Rincão da Bolsa para fazer reparos emergenciais.
O jeito então para os moradores da região da Mangueira Colorada é apelar pelo velho e bom companheiro do gaúcho: O cavalo.

Matias Moura – [email protected]

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as

“Ser médico é ser instrumento de Deus”

Dr. Cezar Fernandes, cirurgião plástico, fala sobre sua trajetória, os desafios da profissão e o orgulho de ver seus filhos ingressando na medicina