ter, 10 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 07 e 08.12.24

Secretário de Educação confirma manutenção de Coordenadoria Regional em Livramento

Secretário Faisal Karam recebeu Galo e Evandro Gutebier em reunião com o setor técnico da pasta (Foto: Diego da Costa - SEDUC-RS)

Anúncio foi feito em audiência com os vereadores Mauricio Del Fabro e Evandro Gutebier, presidente e vice-presidente do Legislativo Municipal

Uma possibilidade que vinha preocupando professores, profissionais de educação e autoridades locais foi oficialmente esclarecida na última quinta-feira, pelo secretário estadual de Educação, Faisal Karam: Livramento deverá continuar como sede de uma Coordenadoria Reginal de Educação, apesar de estar confirmada a decisão do novo Governo do Estado de reduzir o número de coordenadorias espalhadas pelo território gaúcho.
A garantia de Karam foi dada aos vereadores Maurício Del Fabro – GALO e Evandro Gutebier, respectivamente presidente e vice da Câmara Municipal, em audiência realizada na Capital do Estado. Os dois legisladores procuraram o Secretário preocupados com essa e outras questões ligadas à educação estadual em Livramento.
Acompanhado por técnicos da Seduc-RS, Karam explicou que a proposta é reduzir de 30 para 14 o número de Coordenadorias, racionalizando a estrutura, realocando servidores e economizando recursos importantes para investimentos em áreas importantes do ensino no Estado. O temor de que a 19ª CRE fosse uma das coordenadorias desativadas não se confirmou em razão das distâncias entre os municípios de sua área de abrangência. Ao contrário de Livramento, chega a haver coordenadoria que atende a apenas três escolas em sua região, segundo explicou o Secretário.
Após concluído o trabalho de readequação do número de coordenadorias, com a palavra final do governador Eduardo Leite, a SEDUC deverá definir os nomes dos novos coordenadores. “Isso estará definido até a primeira semana de fevereiro, a tempo de que se desenvolvam as atividades regulares para o início das aulas, no dia 18 do mês que vem”, relatou Galo Del Fabro.

Transporte Escolar

Outro tema importante abordado por Galo Del Fabro e Gutebier com o secretário estadual de Educação foi a questão do transporte escolar em Livramento para o ano letivo de 2019. Durante o encontro, realizado no gabinete da Secretaria Estadual de Educação – Seduc RS, Faisal Karam reafirmou o interesse em resolver o problema através da reintegração do Município ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul (PEATE/RS).
Galo e Gutebier destacam que essa questão também passa por um trabalho de georreferenciamento do município. “O Estado vai buscar a racionalização desse serviço. Para se ter uma ideia, atualmente o Rio Grande do Sul gasta R$ 90 milhões por ano com merenda escolar, enquanto que o custo com o transporte escolar chega a R$ 177 milhões anuais”, compara Gutebier. Segundo eles, o Secretário informou que o Governo está disposto a custear a implantação do georreferenciamento em Livramento, o que vai permitir um controle e economia mais eficazes em relação ao transporte escolar.
Galo destaca ainda a disposição manifestada por Faisal Karam de enviar uma equipe técnica da Pasta para discutir o problema diretamente em Livramento.

Secretário Faisal Karam recebeu Galo e Evandro Gutebier em reunião com o setor técnico da pasta (Foto: Diego da Costa – SEDUC-RS)

Privatizar sementes através da propriedade intelectual é uma aberração

Por Charlene de Ávila e Néri Perin O sistema de patentes, em particular, foi concebido em sua gênese essencialmente para proteger as invenções nas áreas mecânicas, sendo as criações na seara vegetal, excluídas desta proteção. Por outro lado, coube ao agricultor através de práticas seculares não só reservar os grãos ou sementes, mas também selecioná-las e melhorá-las, nomeadamente através do

Conab realiza novos leilões de contrato de opção de venda de arroz nesta sexta, 13

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade, na próxima sexta-feira (13), aos leilões de Contrato de Opção de Venda Público (COV) de arroz. A medida visa diversificar, estimular e ampliar a produção do grão no país. “O arroz é um importante alimento na dieta do brasileiro, e o governo federal vem adotando medidas de estímulo à produção de arroz,

Otro “golpe” al Abigeato en Rivera

La Brigada Departamental de Seguridad Rural recupera más ganado hurtado en Brasil El delito de Abigeato es un tema que continúa preocupando en la frontera Rivera (Uruguay) – Santana Do Livramento (Brasil) a los productores y autoridades policiales de ambos países. Por tal motivo y como desde hace desde muchos años a la fecha el trabajo policial de ambas policías