ter, 5 de agosto de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Bastidores

Provisório

O Governo Municipal ainda não definiu o destino da Secretaria Municipal da Saúde após afastar do posto o presidente do PSB, Sérgio Aragón. Sob a responsabilidade interina do Secretário Geral de Governo, a pasta deverá ganhar novo titular em breve. O problema está relacionado com o nome do novo titular: o Governo está estudando e até sondando algumas pessoas, mas ainda não bateu o martelo.

Só o básico

Pelas manifestações públicas que vêm acontecendo de representantes do Governo Municipal, pode-se esperar novidades importantes na área da saúde pública. Apesar de o ex-secretário Sérgio Aragón ter alertado para as responsabilidades do Município ao assinar a Saúde Plena, ainda há o entendimento de que a obrigação mesmo é com a saúde preventiva e básica. A intervenção na Santa Casa poderá ser revista.

Janela aberta

O vereador Marco Monteiro, da REDE Sustentabilidade, deve definir nos próximos dias seu futuro político partidário. Alcançada pelos limitadores da legislação eleitoral, as chamadas “cláusulas de barreira”, a REDE optou por liberar seus filiados detentores de cargos eletivos para que definam seus caminhos políticos. Detentor de cargo eletivo e com boas relações com políticos de diversos partidos, Monteiro tem recebido vários convites para ingressar em outras agremiações e está conversando com lideranças de vários partidos com alinhamento programático e ideológico identificado com sua própria postura. Nesta sexta-feira, em Porto Alegre, esteve reunido com o secretário das Cidades do Governo Federal, Ronaldo Lorenzoni – filho do ministro-chefe da Casa Civil Onix Lorenzoni -, e com o ex-chefe de Gabinete da maior liderança democrata, Clóvis Soltau, representantes do Democratas (foto). Mas ele garante: por enquanto, está conversando, ouvindo diferentes ideias e projetos políticos. O importante, para ele, “é escolher um futuro que permita desenvolver um trabalho comprometido com a cidadania, seguindo os compromissos da ética, da transparência, da honestidade e da boa gestão dos interesses públicos”.

Aulas de cidadania

Começando desde cedo, pequena Maria Luiza Pintos, filha do vereador Carlos Nilo Pintos, já organiza e cumpre agendas de gente grande. Presidente do PP Mirim de Sant’Ana do Livramento, ela fez uma visita na última quinta-feira, 10, ao presidente dos Progressistas do Rio Grande do Sul, Celso Bernardi. Tranquila e segura, contou como apresentou a ideia da formação do PP Mirim e como organizou sua primeira comissão executiva. “Estamos prontos para articular com os outros municípios qual o caminho e os passos para que mais crianças comecem a exercer sua cidadania desde jovens, para se tornarem futuras pessoas politizadas, saberem escolher melhor os seus representantes”, garante ela. Uma das propostas do movimento é ensinar os hinos oficiais do Brasil e do Rio Grande do Sul para que isso se torne um exercício diário entre crianças, adolescentes e jovens.

[email protected] WhatsApp (55) 84296522

Na Subcomissão para Retomada dos Negócios, entidades relatam que empreendedores gaúchos estão desamparados

Sob a coordenação do relator Rodrigo Lorenzoni, a Subcomissão de Acompanhamento da Retomada dos Negócios após a Enchente de 2024 se reuniu tarde desta segunda-feira (04), na ALRS. Entre os participantes convidados para esse primeiro encontro, estavam o deputado Felipe Camozzato; Augusto Martinenco, gerente de Competitividade Setorial no SEBRAE RS; Adriano Beuren, coordenador de Relações Governamentais da Fecomércio-RS; Ivonei Pioner,

General Hamilton Mourão no X

General Hamilton Mourão no X: “A prisão domiciliar imposta ao Presidente Jair Bolsonaro é fruto da insegurança jurídica semeada por quem deveria zelar por uma Justiça imparcial. Bolsonaro não é ameaça para nada e nem foi condenado por nada! Os excessos, as injustiças e o autoritarismo judicial só instigam” / X

CONVOCAÇÃO DE IMPRENSA

A oposição no Congresso Nacional convoca todos os veículos de comunicação para uma coletiva extraordinária nesta terça-feira, às 15h30, na rampa em frente ao Congresso Nacional.