seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Dom Pedrito: Município decretará situação de emergência em razão dos prejuízos causados pela enxurrada

Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 10, no salão nobre da Prefeitura de Dom Pedrito, sob a coordenação da Defesa Civil local com a presença do coordenador regional da Defesa Civil major Castro, do prefeito em exercício Alberto Rodrigues e representantes da 3ª Cia de Eng. E Cmb Mec, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, entidades de classe e forças vivas da comunidade, considerando todos os prejuízos em razão da enxurrada ocorrida na madrugada desta quarta-feira, dia 9, ficou decidido que o município decretará Situação de Emergência.
As chuvas somadas já ultrapassam 240mm na zona urbana (157mm somente na madrugada de ontem) e em algumas localidades da zona rural já passa dos 300 mm. O coordenador local da Defesa Civil, Clodoaldo dos Santos, relatou aos presentes que segundo levantamento da Secretaria de Obras, mais 1.500 residências foram atingidas. “Além disso, temos agora o início de uma enchente que deve ser de média a grande proporção. Já iniciamos a retirada de famílias”, enfatizou.
O major Castro falou sobre o cenário difícil na região e o empenho do governo do Estado em ajudar os municípios atingidos.
As secretarias municipais já estão elaborando laudos técnicos e levantamento fotográfico em relação aos prejuízos na infraestrutura do Município (zona urbana e rural), bem como, o aumento das demandas da população relacionadas à enxurrada. As entidades presentes na reunião (Emater, Associação dos Agricultores, Irga, Associação e Sindicato Rural) também elaborarão um levantamento detalhando os prejuízos em razão da enxurrada.
A administração municipal está empenhada agora no acolhimento das famílias que estão deixando suas casas em razão da enchente que teve início na manhã de hoje. Até o fechamento desta notícia, 14h30min, o nível do rio Santa Maria já estava em 5,50cm. Seis famílias já foram retiradas de suas casas, três estão desabrigadas e foram levadas para a Escola Municipal Alda Seabra e as outras três alojadas na casa de familiares. Na tarde de hoje, o trabalho de retirada das famílias residentes na zona ribeirinha deve ser intensificado através da Secretaria de Obras que conta com o apoio da 3ª Cia e Corpo de Bombeiros.
FOTO DIVULGAÇÃO ASCOM
Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do