ter, 10 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 07 e 08.12.24

Estado auxilia na retomada da normalidade em cidades atingidas pelas chuvas

O governador Eduardo Leite conversou, na manhã desta quarta-feira (9), com o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, sobre os transtornos provocados pela chuva da última madrugada, que também atingiu as cidades de Bagé e Alegrete. O governador colocou os órgãos estaduais à disposição para auxiliar na retomada das condições de normalidade nos municípios da Fronteira Oeste e da Campanha.

As chuvas provocaram a queda de árvores e de postes de luz, deixando clientes sem energia elétrica. Em Uruguaiana, parte do serviço já foi retomada. Casas e prédios públicos foram destelhados. Não houve registro de vítimas até o momento.

Segundo o chefe da Casa Militar, coronel Julio César Rocha Lopes, para auxiliar os municípios, desde a madrugada, a Defesa Civil e as equipes do Corpo de Bombeiros auxiliam em serviços como a desobstrução de vias em Uruguaiana, onde choveu mais de 100 milímetros. O Estado disponibilizou maquinários para as primeiras ações no município. Ainda foram enviadas lonas para Bagé e Alegrete, e as equipes também atuam desde cedo no levantamento de danos e no atendimento à população.

Uruguaiana e Alegrete decretam situação de emergência

Em Uruguaiana, o prefeito Ronnie Mello reuniu-se com secretários ainda na manhã desta quarta-feira (9). Há registro de árvores caídas bloqueando ruas. Quatro prédios da sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação foram atingidos, e uma escola foi destelhada.

Ao conversar com o governador Eduardo Leite, o prefeito Ronnie Mello citou a necessidade de maquinário, como patrola, retroescavadeira e motosserra, além de materiais de limpeza para as famílias. O município decretou situação de emergência.

O prefeito Márcio Amaral, de Alegrete, também decretou situação de emergência por causa da inundação, decorrência da forte chuva. Os órgãos municipais estão mobilizados para atuar junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

O decreto foi expedido considerando o nível de precipitação pluviométrica, que extrapolou a normalidade, e a previsão de mais chuva para os próximos dias. O Rio Ibirapuitã está bem acima do nível normal. A chuva acumulada chegou em 233 milímetros – a média mensal para janeiro é de 159,7 milímetros.

Pelo menos sete famílias já foram retiradas das casas, e cinco estão alojadas no Ginásio do Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha. Outros dois abrigos coletivos receberão desabrigados. O Exército presta auxílio na remoção das famílias. Os bairros mais atingidos são Santo Antônio, Doutor Romário, Sepé Tiarajú, Vera Cruz, Macedo, Vila Nova, Olhos D’Água de Natal e Piola.

A prestação de serviços de saúde em Alegrete foi afetada pelo temporal. Devido a alagamentos na UPA e em postos de saúde, os atendimentos foram reduzidos a 30%.

Já em Bagé, foram registrados muitos pontos de alagamento, sem incidentes graves. O volume de precipitação chegou a 124 milímetros. A Defesa Civil municipal trabalha desde as primeiras horas da manhã para fazer o levantamento dos pontos atingidos.

Postado por Matias Moura

Privatizar sementes através da propriedade intelectual é uma aberração

Por Charlene de Ávila e Néri Perin O sistema de patentes, em particular, foi concebido em sua gênese essencialmente para proteger as invenções nas áreas mecânicas, sendo as criações na seara vegetal, excluídas desta proteção. Por outro lado, coube ao agricultor através de práticas seculares não só reservar os grãos ou sementes, mas também selecioná-las e melhorá-las, nomeadamente através do

Conab realiza novos leilões de contrato de opção de venda de arroz nesta sexta, 13

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade, na próxima sexta-feira (13), aos leilões de Contrato de Opção de Venda Público (COV) de arroz. A medida visa diversificar, estimular e ampliar a produção do grão no país. “O arroz é um importante alimento na dieta do brasileiro, e o governo federal vem adotando medidas de estímulo à produção de arroz,

Otro “golpe” al Abigeato en Rivera

La Brigada Departamental de Seguridad Rural recupera más ganado hurtado en Brasil El delito de Abigeato es un tema que continúa preocupando en la frontera Rivera (Uruguay) – Santana Do Livramento (Brasil) a los productores y autoridades policiales de ambos países. Por tal motivo y como desde hace desde muchos años a la fecha el trabajo policial de ambas policías