qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

RS tem alerta de temporal para Fronteira Oeste, Campanha e Região Central

Chuva retorna neste domingo e restante da semana terá predomínio de tempo fechado

A nebulosidade aumenta bastante neste domingo, com chance de chuva entre a tarde/noite. Pela sequência mostrada na simulação abaixo, chove muito na segunda, especialmente na madrugada e manhã, se estendendo pela tarde e enfraquecendo com a chegada da noite.

O abafamento retorna e o restante da semana promete muita chuva, podendo chover até a próxima sexta. Cabe ressaltar que não será chuva ininterrupta, havendo momentos sem precipitação, até com o sol aparecendo, mas durante todos os dias da próxima semana, em algum momento do dia, irá chover.

As máximas oscilarão entre 28/30 graus no domingo e segunda e as mínimas ficam entre 19/21 graus.

RS tem alerta de temporal para Fronteira Oeste, Campanha e Região Central

Segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia existe a possibilidade de temporais nas na Fronteira Oeste, na Campanha e na Região Central durante a semana que está por vir.  Essas regiões podem registrar chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo, conforme o aviso do Inmet. Os eventos podem acontecer entre as 18h de domingo e 0h59min de segunda-feira (7).

O órgão também cita a chance de “corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.

No fim da tarde, a soma de umidade e temperaturas elevadas deve criar condições para pancadas de chuva em praticamente todo o Estado. A Fronteira Oeste deve registrar os maiores acumulados, com a possibilidade de rajadas de vento de forte intensidade e descargas elétricas. No restante do RS, a chuva deve ser menos intensa.

Metsul alerta para chuvas volumosas e altos acumulados

Segundo projeções numéricas da Metsul Meteorologia os acumulados nos próximas dias a região da Fronteira Oeste e Campanha de incríveis 300mm a 500mm em poucos dias.

Instabilidade chegando na fronteira na tarde deste Domingo: Colaboração Fabian Ribeiro

Fonte : Rafael Dable – GauchaZH e Metsul

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo