ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

“Vamos suar a camisa e fazer o melhor que pudermos”, garante Eduardo Leite ao assumir o Piratini’

Confira o nome de todos os secretários nomeados pelo novo Governador, o mais jovem da história recente do Estado

O Rio Grande do Sul conta com uma nova chefia frente ao Executivo. Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Júnior assumiram o Palácio Piratini nesta semana, em uma solenidade que lotou o Salão Negrinho do Pastoreio, em Porto Alegre. O evento, realizado após a posse outorgada na Assembleia Legislativa, marcou a transmissão de cargo do governador José Ivo Sartori para Leite – o governador mais jovem da história recente do Estado.
“Vamos suar a camisa e fazer o melhor que pudermos enquanto equipe e time, não temendo a realidade. E podendo honrar essa enorme expectativa que a sociedade coloca em nossos ombros para que, ao final desses quatro anos, possamos sair daqui com orgulho. Não estou aqui para receber elogios e aplausos, mas para construir a saída para o nosso Rio Grande. Vou buscar honrar o que dizia a nossa campanha: agora, um de nós é governador”, afirmou Eduardo Leite.
Em meio a autoridades estaduais, municipais e representantes de países, Sartori fez seu discurso de despedida do cargo solicitando que o novo governante dê continuidade aos projetos prioritários para as áreas essenciais. “Como cidadão, desejo que também resista às pressões e aos grupos de interesse, e que foque no bem comum. Serei um colaborador prestativo sempre que houver necessidade de defender o Rio Grande. Precisamos acreditar mais em nosso estado. O povo gaúcho é forte e trabalhador, temos um enorme potencial de inovação. O poder público precisa olhar mais para o Rio Grande que dá certo”, disse José Ivo Sartori.
Eleito por mais de três milhões de votos, Eduardo Leite assume a nova liderança frente aos municípios gaúchos após trajetória consolidada em cargos na Câmara de Vereadores, secretaria municipal, chefia de gabinete e prefeitura de Pelotas. Com 33 anos, Leite é também o mais jovem entre os governadores eleitos no país em outubro de 2018. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, estudou Gestão Pública na Columbia University, nos Estados Unidos, e é mestrando em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Novo secretariado

Após a solenidade de transmissão dos cargos de governador e vice-governador, foram empossados os novos secretários de Estado. Entre as novidades anunciadas está a pasta da Administração Penitenciária, sob comando do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que acumula também a Secretaria da Segurança, e a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios. Ao total, serão 22 secretários, incluindo as chefias da Procuradoria-Geral do Estado e da Casa Militar.
Confira, abaixo, a lista das secretarias de Estado da nova gestão:
Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
Luís Antônio Franciscatto (Covatti Filho)
Casa Civil
Otomar Vivian
Casa Militar
Coronel Júlio César Rocha Lopes
Comunicação
Tânia Moreira
Cultura
Beatriz Helena Miranda Araújo
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Dirceu Franciscon
Educação
Faisal Karam
Esporte e Lazer
João Derly
Fazenda
Marco Aurélio Santos Cardoso
Governança e Gestão Estratégica
Cláudio Leite Gastal
Inovação, Ciência e Tecnologia
Luís da Cunha Lamb
Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Catarina Paladini
Meio Ambiente e Infraestrutura
Artur Lemos Júnior
Obras e Habitação
José Stédile
Planejamento
Leany Lemos
Procuradoria-Geral do Estado
Eduardo Cunha da Costa
Relações Federativas e Internacionais
Ana Amélia Lemos
Saúde
Arita Bergmann
Segurança e Administração Penitenciária
Ranolfo Vieira Júnior
Trabalho e Assistência Social
Regina Becker Fortunati
Transportes
Juvir Costella
Articulação e Apoio a Municípios
Rodrigo Lorenzoni.
Foram anunciados também nomes para as chefias da Polícia Civil (Nadine Anflor), da Brigada Militar (coronel Mario Ikeda), do Corpo de Bombeiros Militar (coronel Cesar Eduardo Bonfanti) e do Instituto-Geral de Perícias (Heloísa Helena Kuser).

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A