qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Estado- Secretário da Fazenda pede “serenidade e temperança” ao dar posse à equipe da Cage

Durante a solenidade, Cardoso voltou a mencionar que o momento é propício a profundas transformações do Estado – Foto: Divulgação/Sefaz

O secretário da Fazenda, Marco Aurelio Santos Cardoso, deu posse à equipe de comando da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), na manhã desta quinta-feira (3), recomendando “serenidade e temperança” neste período de profundas transformações. “Precisamos aliar essas características à reconhecida qualidade técnica do órgão, sem que isso represente falta de firmeza”, acrescentou.

Durante a solenidade, Cardoso voltou a mencionar que o momento é propício a profundas transformações do Estado. “Para deixarmos um grande legado, precisamos de instituições fortes. Vejo no controle não apenas um órgão de registro, mas sim um instrumento de gestão”, enfatizou.

O titular da Cage, Álvaro Fakredin, foi reconduzido para o mesmo cargo que ocupou nos últimos quatro anos e elencou, entre seus desafios, a ampliação das ações de transparência sobre o gasto público e de controle dos custos de diferentes áreas da máquina pública e a prevenção de eventuais casos de corrupção. Para tanto, Fakredin aposta em parcerias com a Controladoria-Geral da União (CGU). “Os desafios são muitos e precisamos olhar para frente”, destacou o subsecretário.

Sua meta é buscar para o Estado a primeira colocação nacional na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, ranking do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, que mede o nível de acesso às informações sobre a gestão pública de estados e municípios com mais de 50 mil habitantes. O Rio Grande do Sul saltou oito posições: da décima colocação que ocupava no início de 2015 para o segundo lugar no final de 2018.

Também foram definidos os subsecretários-adjuntos da Cage para a nova gestão: Antônio Carlos Ferreira Kehwald, Rogério da Silva Meira e Lorena Elisabete Dias da Silva. Sérgio Luiz Buchmann será o chefe de Gabinete.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con