qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Estado – Governo cria a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica

Novo órgão terá seis eixos de atuação e titular foi empossado nesta sexta – Foto: Lucas Barroso/ Ascom SGGE

Para ampliar as ações estratégicas, de desenvolvimento, de desburocratização dos serviços públicos, monitorar os projetos prioritários de governo e qualificar os programas e projetos na área de tecnologia de informação, o governo do Estado criou a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE).

A secretaria terá seis eixos de atuação (acesse o link): Governo 100% Digital; Simplificação e Desburocratização do Estado; Governo de Parcerias para Investimentos, fortalecendo as Concessões e PPPs; foco no Planejamento de Longo Prazo; Planejamento Regional; e Sistemática para Garantir os Resultados em Todo o Governo.

A sede da SGGE fica localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501, no 20º e 21º andares). O secretário de Governança e Gestão Estratégica do Estado é Cláudio Gastal. Sua adjunta é Izabel Matte.

Transmissão de Cargo

A transmissão de cargo ocorreu na manhã desta quinta-feira (3), com a presença do secretário de Planejamento, Governança e Gestão do governo anterior, Josué Barbosa, e servidores da pasta. Gastal destacou que gastar mais do que é arrecadado é um modelo de gestão insustentável. Também falou sobre as diretrizes que o governador Eduardo Leite propôs para sua área. “Acredito que o Estado existe para entregar aquilo que é necessário para sociedade. Isso significa que ele não precisa ser nem máximo, nem mínimo. O Estado precisa ser eficiente e ter sempre em mente o cidadão como fim de suas atividades. Essa é a orientação do governador Eduardo Leite e é isso que vamos propor, junto da sociedade”, disse.

Gastal salientou que a qualidade da prestação de serviço deve estar acima de tudo. “O que devemos nos perguntar é: quem é mais eficiente para tal demanda. Para o cidadão, é indiferente se o serviço público ocorre por um órgão público, por uma empresa privada ou do terceiro setor. Ele quer ser bem atendido. Essa é a quebra de paradigma que vamos trabalhar nessa gestão, sempre dentro da legislação e em sintonia com as melhores práticas”, declarou.

Para ex-secretário Josué Barbosa, a nova gestão demonstra que tem competência e muito a contribuir com o Rio Grande do Sul. “Pude acompanhar o trabalho na transição e sei que a equipe do Gastal está alinhada com as necessidades da sociedade. Quem ganha é o Estado e a população”, declarou.

O projeto de lei (PL 224/2018) com a reestruturação das secretarias do governo foi aprovado na Assembleia Legislativa e visa a qualificar os serviços prestados, assim como racionalizar os gastos da máquina pública. Com isso, o governo passa a dispor de 21 secretarias estaduais.

Histórico do Secretário

Claudio Leite Gastal é natural de Pelotas/RS e pai de três filhas. Foi presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), de 2015 a 2018. Graduado na área de Análise de Sistemas, com mestrado em Sistemas de Informações. Foi professor adjunto da UCPel e atuou ativamente na Associação Qualidade RS – PGQP.

Exerceu a função de diretor das áreas Técnica e Administrativa do MBC, entre 2002 e 2007 e, posteriormente, a de diretor presidente, entre 2008 e 2009. Diretor Executivo da ONG Parceiros Voluntários em 2010. Foi secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República do Brasil no período de 2011 a 2015.

Atualmente, integra o Conselho Consultivo do Consórcio Interestadual Brasil Central, atua no Comitê Executivo do Conselho Nacional de Desburocratização do Governo Federal e coordena as coalizões Brasil Digital, Mais Gestão e Pacto pela Reforma do Estado.

Condecorado com a Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro e com a Medalha Brigadeiro Tobias da Polícia Militar de São Paulo. Foi membro do Conselho da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e do GFCC (Global Federation of Competitiveness Councils). Atua nos movimentos RenovaBr e Agora!.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con