seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Pelotão Ambiental alerta sobre cuidados que os pescadores precisam ter no período da Piracema

A Piracema, começou no dia 1º de Outubro e se estende até 31 de Janeiro é o período de reprodução dos peixes.

Quem não gosta de reunir os amigos, o até mesmo a família e sair para dar uma pescada? Ainda mais com o calor que tem feito nos últimos dias, onde os arroios e rios da região se tornam um verdadeiro atrativo. Mas é necessário ter um grande cuidado a mais nesta época do ano, por conta da Piracema, período de reprodução do peixes.
Por conta disso o Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Santana do Livramento vem alertar os pescadores sobre o que pode e o que não pode nessa época. Segundo a soldado Florimar Bastos de Souza, que faz parte da unidade há 7 anos, o pelotão atualmente conta com 8 militares no combate aos crimes ambientais
A Piracema, começou no dia 1º de Outubro e se estende até 31 de Janeiro e neste período é permitido somente a pesca amadora, sem fins comerciais. “Ao pescador amador é permitida apernas a utilização de linha de mão, sem utilização de nenhum tipo de rede ou tarrafa e a quantidade de peixe é de até 5kg por pescador além de mais um exemplar de qualquer peso. Por exemplo pode acontecer da pessoa ter pego já a quantidade permitida e ainda fisgar outro exemplar maior. Neste caso não tem problema. Outra situação que é proibida é a pesca embarcada com barco a motor. Sem motor e a remo não tem problema. O único peixe que tem a pesca proibida neste período é o Dourado. E a utilização de quaisquer espécie de rede é proibida” destaca a policial.
Neste período a equipe do Pelotão Ambiental realiza diversas operações, tanto embarcada quanto desembarcada a fim se realizar uma melhor fiscalização. A pessoa quem é pega pescando de maneira irregular é encaminha para a Delegacia de Pronto Atendimento da Policia Civil onde é realizado o registro de ocorrência e ela fica sujeita há uma pena de 3 a 4 anos de prisão dependendo do tipo de apreensão. Os peixes apreendidos nas operações são doados para entidades do município, desde que comprovada a qualidade do produto. Já o material de pesca é recolhido e posteriormente incinerado.

Apreensões de animais silvestres 

Segundo o Pelotão Ambiental somente neste período da Piracema neste ano já foram apreendidos mais de 80kg de carne de capivara, 5 armas, 30 facas, 74 munições de diversos calibres, 960 metros de rede e 101kg de peixes. Além de um barco com motor. “Neste caso do barco ele foi apreendido por o condutor precisar ter licença da marinha para pilotar e o Arrais Amador que é uma espécie de carteira de habilitação para barco e lanchas a motor” encerrou.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do