qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

FAUERS doa imagem de Iemanjá para a cidade de Dom Pedrito

Na sexta-feira, dia 21, no parque de exposições, aconteceu a entrega simbólica do monumento de Iemanjá, doado pela Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS) para a comunidade de Dom Pedrito.

            Na oportunidade, estavam presentes, prefeito, vice-prefeito, vereadores, diretoria e integrantes da FAUERS e representantes das religiões de umbanda, quimbanda e matriz africana de Dom Pedrito e região.

            O monumento, que será colocado nas proximidades da praia do Chiquilim, em área doada pelo munícipe Epojucam Monteiro, tem quase 3 metros de altura e é toda de concreto, obra do escultor pedritense Paulo Eduardo Dias Lopes.

            O presidente da FAUERS Everton Alfonsin destacou o empenho do vereador Jonathan Duarte que foi o interlocutor nessa doação. Agradeceu a administração municipal pelo acolhimento da imagem, onde será possível criar o Espaço Sincrético e Ecológico de Dom Pedrito “Monumento de Iemanjá”, onde o Município poderá receber visitantes de todos os lugares.

            Em sua fala, o vereador Jonathan agradeceu a FAUERS pela doação da imagem, ao senhor Epojucan pelo espaço, a construtora Soncini que fará a fundação do local que irá acolher a estrutura, a Belifel Agronegócios que abrigou o monumento desde a sua chegada, ao Sindicato Rural que cedeu o espaço para o evento e a administração municipal pelo apoio.

            O prefeito Mário Augusto fez a entrega de uma placa de agradecimento à FAUERS e destacou a importância desta doação à comunidade e, em especial, a todos da religião de matriz africana que agora terão um espaço para fazer as suas oferendas.

Fotos Divulgação ASCOM

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são