sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

FAUERS doa imagem de Iemanjá para a cidade de Dom Pedrito

Na sexta-feira, dia 21, no parque de exposições, aconteceu a entrega simbólica do monumento de Iemanjá, doado pela Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS) para a comunidade de Dom Pedrito.

            Na oportunidade, estavam presentes, prefeito, vice-prefeito, vereadores, diretoria e integrantes da FAUERS e representantes das religiões de umbanda, quimbanda e matriz africana de Dom Pedrito e região.

            O monumento, que será colocado nas proximidades da praia do Chiquilim, em área doada pelo munícipe Epojucam Monteiro, tem quase 3 metros de altura e é toda de concreto, obra do escultor pedritense Paulo Eduardo Dias Lopes.

            O presidente da FAUERS Everton Alfonsin destacou o empenho do vereador Jonathan Duarte que foi o interlocutor nessa doação. Agradeceu a administração municipal pelo acolhimento da imagem, onde será possível criar o Espaço Sincrético e Ecológico de Dom Pedrito “Monumento de Iemanjá”, onde o Município poderá receber visitantes de todos os lugares.

            Em sua fala, o vereador Jonathan agradeceu a FAUERS pela doação da imagem, ao senhor Epojucan pelo espaço, a construtora Soncini que fará a fundação do local que irá acolher a estrutura, a Belifel Agronegócios que abrigou o monumento desde a sua chegada, ao Sindicato Rural que cedeu o espaço para o evento e a administração municipal pelo apoio.

            O prefeito Mário Augusto fez a entrega de uma placa de agradecimento à FAUERS e destacou a importância desta doação à comunidade e, em especial, a todos da religião de matriz africana que agora terão um espaço para fazer as suas oferendas.

Fotos Divulgação ASCOM

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as

“Ser médico é ser instrumento de Deus”

Dr. Cezar Fernandes, cirurgião plástico, fala sobre sua trajetória, os desafios da profissão e o orgulho de ver seus filhos ingressando na medicina