sex, 19 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Previsão do tempo no RS: veja como será o verão que começa nesta sexta-feira

Foto : Fabian Ribeiro

Calor mais intenso do que em 2017 é esperado para a estação, que terá ainda temporais frequentes

Com início às 20h22min desta sexta-feira (21), o verão 2018/2019 deverá ser bem diferente da estação que começava um ano atrás. Devido à atuação do fenômeno La Niña, as águas do Oceano Pacífico estavam mais resfriadas do que o normal na temporada passada, o que provocou mudanças na atmosfera: mais estiagem na região da Campanha e temperaturas menos extremas. A partir de agora, de acordo com a Somar Meteorologia, os próximos três meses devem ser muito quentes, com nível de chuva acima da média e temporais mais frequentes.

Apesar da previsão de alternância com períodos secos, a técnica em meteorologia Patricia Vieira, da Somar, alerta para prognósticos que indicam nuvens mais profundas e pesadas, que favorecem as tempestades. Devem ocorrer dias de chuva forte, com trovoadas e queda de granizo.

— Este verão vai ser perigoso para o centro-sul do país, mais do que o do ano passado. Quando começar a chover e o tempo fechar, as pessoas devem procurar abrigo dentro de algum edifício, não sob árvores ou perto de objetos metálicos. Se não tiver abrigo, é melhor ficar de cócoras no chão, cobrindo a cabeça. Entrar em veículo também dá certo. Embaixo do guarda-sol não adianta — orienta.

Entre dezembro e março, a temperatura média na Capital é de 29,8ºC. No verão que se inicia agora, prevê-se que os termômetros fiquem acima disso, alcançando níveis críticos, como os sentidos pelos gaúchos na semana que passou.

— O calor será mais intenso do que o do ano passado e mais intenso do que o normal durante a maior parte do verão — diz Patricia.

Primavera com frio fora de época

A primavera que se despede intercalou períodos muito chuvosos com outros de estiagem prolongada. Nos três meses da estação, o saldo foi de precipitação acima da média na maior parte do Estado. Porto Alegre teve volume abaixo do normal esperado.

Ondas de frio em pleno mês de dezembro obrigaram os moradores da Serra e da Campanha a buscarem as roupas de inverno no armário. Mas, de modo geral, as temperaturas mínimas ficaram um pouco acima do normal no Estado. As máximas ultrapassaram a média para a estação no Vale do Taquari e na Grande Porto Alegre. Na Capital, a menor temperatura mínima foi de 9,1ºC, em 6 de outubro, e a maior máxima atingiu 37,4ºC, no dia 11 de dezembro. As médias mínimas e máximas ficaram ligeiramente acima do aguardado na cidade: a mínima média foi de 17ºC (0,9ºC acima do normal), e a média da máxima ficou em 27,1ºC (1,1ºC acima do normal).

Previsão do tempo para o próximo este final de semana

No sábado (22), a expectativa ainda é de tempo instável e chuva sobre a maior parte do Rio Grande do Sul. Aliás, a área de baixa pressão atmosférica formada no dia anterior dá origem a uma nova frente fria. Na maior parte do RS, a chuva ocorre em forma de pancadas, mas com potencial para transtornos devido instabilidade no alto da atmosfera. Dessa vez, o céu fica mais nublado e com chuva a qualquer momento somente no extremo norte gaúcho. Por outro lado, tem mudanças no tempo na fronteira oeste gaúcha. O tempo volta a ficar firme ao longo de todo o dia, porém o céu vai continuar nublado devido aos ventos formados no interior do continente.

O domingo (23) será de avanço do tempo firme sobre a maior parte do Rio Grande do Sul.  A expectativa é de chuva apenas na faixa norte, ainda sob o efeito do corredor de umidade e do avanço do sistema frontal. De acordo com a Somar Meteorologia, a expectativa para os próximos dias é de tempo firme predominando sobre praticamente todo o Estado.

Fonte : GauchaZH

Postado Por Matias Moura

Aposta inteligente: Como o código promocional da Betano pode mudar seu jogo

Ao fazer apostas esportivas com o código promocional da Betano, o seu saldo inicial é dobrado, alavancando sua banca inicial. O dinheiro extra pode ser utilizado de forma super flexível em todos os esportes que a plataforma oferece.   Mas para utilizar o benefício da melhor forma, é fundamental apostar com estratégia e inteligência. Ao longo do texto, você verá