seg, 15 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

DEMA participa da conclusão do plano estadual de controle do javali

Foto : ASCOM

A equipe de servidores do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DEMA) participou no último dia 06 da oficina de encerramento de elaboração do Plano Estadual de Controle do Javali, coordenado pela SEMA, através do DBIO (Departamento de Biodiversidade), no âmbito do Programa Invasoras RS (Programa Estadual de Controle de Espécies Exóticas Invasoras).

Para elaboração do plano, foram criadas duas oficinas, a de abertura, no dia 22 de novembro, e de conclusão, no dia 06. Os trabalhos durante as duas oficinas foram desenvolvidos com a participação direta de várias instituições, como SEMA, FEPAM, Emater, Farsul, Federação Gaúcha de Caça, UFRGS, Projeto Javali no Pampa, Departamento de Meio Ambiente-DEMA de Santana do Livramento, IBAMA, SEAPI, ICMBIO, Brigada Militar, MAPA e Fundesa.

A partir de sete objetivos macros que já estão sendo trabalhados no Plano Nacional de Controle do Javali, desenvolvidos no âmbito Federal e que visam conter a expansão territorial e os danos socioeconômicos e ambientais causados pelas populações de porcos asselvajados em vida livre, foi criado um número específico de ações que pretendem viabilizar estes objetivos.

Durante as oficinas, foi ressaltada a importância das ações a serem desenvolvidas de forma coordenada entre as instituições do Estado e dos municípios, sendo Sant’Ana do Livramento o único município convidado a participar no desenvolvimento do Plano.

A próxima etapa será a elaboração da minuta da portaria contendo o Plano Estadual, e posteriormente sua publicação, com previsão inicial ainda em 2018.

Postado Matias Moura

Em reunião com governador, Lorenzoni questiona impacto de plano que vai aumentar salário do funcionalismo

O líder da bancada do PL, Rodrigo Lorenzoni, acompanhado do deputado Claudio Tatsh, esteve reunido com o governador Eduardo Leite e secretários de Estado na tarde desta segunda-feira (15). A pauta do encontro foi o plano Reconstrução do Rio Grande – Estratégia de Pessoal, já apresentado a deputados da base, a entidades e a parlamentares do PT, PSOL e PCdoB

Associação dos consórcios públicos gaúcho visita o presidente do TCE-RS

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, recebeu esta tarde (15) a visita da diretoria da Associação dos Consórcios Públicos (AGCONP). Também estiveram na reunião representantes de 19 associações. Durante o encontro, as entidades agradeceram e destacaram a importância da atuação do Tribunal na garantia da aplicação correta dos recursos públicos. O presidente Marco Peixoto