seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Governo do Estado paga débitos e Santa Casa integraliza salários de outubro aos trabalhadores

As reuniões em frente à Santa Casa têm sido um registro constante, nessa semana não foi diferente (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Com a medida, trabalhadores adiam decisão de greve no único hospital que atende pelo Sistema Único de Saúde em Sant’Ana do Livramento

Com um repasse de R$370 mil do Governo do Rio Grande do Sul, nessa sexta-feira (14), os trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia decidiram prorrogar a decisão e não iniciar a greve que estava marcada para começar na segunda-feira (17). Tendo o recurso, a direção administrativa pôde integralizar o salário do mês de outubro, que ainda tinha uma pendência de 50%. “Agora está em aberto de 8 a 10 vales-alimentação e a folha de novembro”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Saúde.
Silvio Madruga detalhou que ainda nessa sexta foi realizada a assembleia para que houvesse consenso entre os funcionários, já que a greve iniciaria as 7h de segunda. A decisão já estava pré-estabelecida desde quinta-feira (13), quando os profissionais iniciaram a discussão de parar as atividades na única instituição hospitalar a atender pelo Sistema Único de Saúde em Sant’Ana do Livramento.
Agora, de acordo com o sindicalista começam as negociações para o pagamento de outros direitos que devem vencer na semana que vem. “Vamos dar um prazo para a Santa Casa até o dia 20 de dezembro para que eles recomporem uma folha a mais para os trabalhadores”, afirmou.
Outra questão que também entrará para a pauta é o 13º salário dos trabalhadores. A ideia inicial, discutida em reuniões do Conselho Gestor da instituição, era fazer um empréstimo para o pagamento do direito. “Mas como existe a troca do Governo do Estado esse pagamento ficaria para o ano que vem. Por isso nós temos que negociar com o Governo Municipal para podermos fazer uma previsão do que virá do Estado e, junto com um aporte do Município, termos a garantia desse pagamento aos nossos trabalhadores da Santa Casa”, explicou Silvio.
A próxima semana deve ser marcada por reuniões com o prefeito Ico Charopen (PDT), junto aos secretários da Fazenda, Mulcy Torres, e Saúde, Sérgio Aragon. Levando em consideração que o Torres confirmou o esforço que o Governo está fazendo para ver a possibilidade de viabilizar os salários do quadro da Prefeitura, a expectativa é bastante grande. “Essas reuniões vão nos dar um norte sobre a gratificação natalina”, finalizou Silvio.

As reuniões em frente à Santa Casa têm sido um registro constante, nessa semana não foi diferente
(Foto: Rodrigo Evaldt/AP)
Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do