seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Ex-comandante do RPmon integra equipe do ministério da Segurança, em Brasília

Nesta semana o Tenente Coronel Marcelo Gayer Barboza esteve em Livramento para tratar assuntos sobre o Programa Nacional de Proteção Integrada das Fronteiras

Nesta semana o Tenente Coronel da Brigada Militar Marcelo Gayer Barboza, ex- comandante do 2º RPmon e sub-comandante regional da BM esteve em Santana do Livramento junto com uma equipe de profissionais que integram o Ministério da Segurança Pública em Brasília e estão trabalhando no desenvolvimento do Programa Nacional de Proteção Integrada da Fronteira. São membros da equipe profissionais da área da segurança pública como policiais civis e militares, além de representantes das forças armadas como Exercito Maninha e Aeronáutica, e Policiais Rodoviários e Federais.
Em uma reunião realizada no dia 11 de Dezembro no auditório do 2º RPmon que contou com a presença de diversas autoridades da região foi apresentado o projeto que visa coletar informações sobre as diferentes regiões do país e suas fronteiras, desde as divisas com os países vizinhos e entre os estados.
Segundo informações repassados durante a apresentação do projeto grandes são as dificuldades de guarnecer todas as fronteiras de um país com dimensões continentais como o Brasil. Além disso, os problemas enfrentados na área da segurança pública nas regiões brasileiras variam bastante um cada estado tem a sua peculiaridade e isso dificulta ações padronizadas em todo o território. Somente no Rio Grande do Sul, hoje são 1.800 quilômetros de fronteira para ser guarnecida, praticamente a mesma distância de fronteira entre México e Estados Unidos.
Para o Coronel Marcelo Gayer , que também foi diretor do Presidio Central de Porto Alegre esté assumir o cargo de diretor operacional da “SENASP” ( Secretaria Nacional da Segurança Pública) é um grande desafio unificar as forças de segurança do país. “Minha função lá e representar o estado do Rio Grande do Sul fazendo este elo de ligação com Brasília. A gente busca lá recursos, equipamentos, adquirir conhecimento como boas práticas feitas em outros estados. Nesta reunião hoje estamos tratando deste programa que envolve o gabinete de segurança institucional da presidência e todos os outros ministérios que discutem toda a sua problemática relativa a questão da segurança nas fronteiras. Incialmente nós fizemos um estudo e agora estamos fazendo um diagnóstico indo nos estados para ver realmente um enloco a real situação de nossas fronteiras para ver a possibilidade de possíveis investimentos nas áreas mais necessitadas e também fomentar o trabalho conjunto das forças federais, estaduais e municipais” destacou o Coronel.

Programa Nacional de Proteção Integrada da Fronteira foi apresentando em Livramento durante reunião no RPmon. Coronel Gayer falando sobre o programa.
Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do