seg, 29 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

Assustador: Tempestade veio como uma onda no céu da fronteira

Frente fria trouxe chuva para a fronteira e assustou moradores

Os principais centros de previsão do tempo do estado e do país á alertaram desde quarta-feira sobre a possibilidade de um forte temporal atingir a região da campanha e fronteira oeste nesta semana. A Previsão se confirmou na manhã desta sexta-feira (14) quando uma frente fria vinda do Uruguai assustou os fronteiriços. Por volta das 8 horas da manhã, o céu escureceu com a passagem de um gigantesca nuvem que aos poucos foi avançando por Santana do Livramento e Rivera trazendo a chuva.
O evento foi tão impressionante que foi registrado pelas câmeras de pessoas espalhadas por vários pontos da cidade.
Enquanto uns corriam para se livrar dos aguaceiros outros procuravam o melhor ângulo para registrar o fenômeno que causou bastante destruição no território uruguaio no dia anterior. De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva que foi volumosa foi acompanhada com rajadas de vento de 80 km/h em algumas cidades da região.
Já em Livramento e Rivera foram registrados apenas alagamentos nos pontos tradicionais. Na cidade uruguaia a Avenida Sarandi, a Rua Ituzaingo e Avenida Presidente Viera foram os lugares mais afetados com a chuvarada.
Previsão de mais chuva
Segundo a Metsul Meteorologia neste sábado (15), a frente fria segue avançando pela costa gaúcha. Os ventos úmidos e quentes que sopram do interior do continente ajudam a manter as condições para temporais, acompanhados de granizo e descargas elétricas em toda a porção central do Estado. No extremo sul gaúcho, as pancadas só acontecem durante a madrugada e haverá períodos de melhoria a partir da manhã. O tempo fechado e com muitas nuvens também irá persistir entre o centro e o sul do RS. No restante do Estado o dia segue quente e abafado.
A chuva persiste em todo o Rio Grande do Sul no domingo (16). Fortes ventos no alto da atmosfera alimentam as instabilidades e as precipitações seguem intensas. O calorão diminui na metade sul, mas no norte do Estado o tempo segue abafado.

Uma parceria histórica que se fortalece

Fernando Lemos Nas últimas décadas, a sociedade passou por profundas transformações. Elas têm relação com a tecnologia, mas vão muito além: ocorrem com os hábitos, costumes e expectativas dos consumidores. As pessoas exigem experiências cada vez mais personalizadas e ágeis, que deem praticidade e comodidade. E como se constrói isso? O digital é parte da resposta, mas não é só