qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Mainardi protocola projeto para garantir liberdade de expressão nas escolas gaúchas

Iniciativa, apoiada por entidades de professores e estudantes, quer garantir uma escola sem censura, diz o deputado

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Fernando Mainardi, protocolou, na manhã desta quinta-feira (13), um projeto de Lei que prevê a garantia da pluralidade no exercício de cátedra e liberdade de pensamento e expressão no âmbito da universidade e das escolas estaduais gaúchas.

O protocolo foi acompanhado por representações do CPERS, Sinpro-RS, Simpa, UEE Livre, DCE da Ulbra e DCE da UFRGS.

Liberdade de expressão

No seu artigo primeiro, o projeto reafirma que “todos os professores, estudantes e funcionários são livres para expressar seus pensamentos e suas opiniões no ambiente escolar da rede estadual de ensino no Estado do Rio grande do Sul”. No projeto, está previsto, também, que o Executivo estadual promova uma campanha de divulgação sobre as garantias asseguradas pelos artigos 206, da Constituição Federal, e 197, da Constituição Estadual. Ambos dispositivos constitucionais, garantem a liberdade de pensamento e expressão.

Para Mainardi, a iniciativa é importante para enfrentar os movimentos que se articulam em âmbito federal e estadual para restringir a liberdade de ensino e de expressão no âmbito escolar. “Vimos que o projeto “escola sem partido” foi derrotado e arquivado no Congresso, mas é evidente que a concepção que originou aquela iniciativa continua forte e organizada no próximo governo federal. Entendo que o Executivo estadual não tem essa mesma visão, mas é preciso que iniciemos, desde já, um forte movimento social para garantir que nossas escolas não sejam sufocadas pelo conservadorismo. A liberdade é fundamental para qualquer ambiente de ensino”, defende.

Segundo o parlamentar, o projeto de Lei, que foi inspirado em um decreto promulgado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, servirá para mobilizar a comunidade escolar e universitária e sensibilizar o governo estadual em torno da garantia dos valores da liberdade de cátedra e expressão nos ambientes de ensino do Rio Grande do Sul. “Estamos oferecendo um instrumento para que os defensores da democracia disputem essa visão no cenário social”, concluiu o deputado

Movimento sociais

            Para o representante da UEE, Maicon Prado, o tema exige um debate amplo por parte da comunidade escolar e universitária. Para o estudante, a garantia da livre expressão é uma condição básica para o aprendizado. “Seremos parceiros em torno deste projeto. Estamos conscientes que precisamos garantir este direito com mobilização”, defendeu.

A representante do Sinpro-RS, MargotAndras, chamou a atenção para a necessidade de um amplo processo informativo e de esclarecimento. Segundo ela, o discurso dos que argumentam a favor dos projetos “escola sem partido” são simples, mas falsos. “Por isso, é fundamental esclarecer sobre o que estamos falando, enfatizando as verdades sobre esse debate”, sugeriu.

O projeto, agora, inicia a tramitação e deverá ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça imediatamente após a retomada dos trabalhos, na próxima Legislatura.

 

Jornalista responsável: João Ferrer (8078)

Dos adolescentes internados en INISA por rapiña a un taxista en Rivera

Los mismos permanecerán en el Instituto Nacional de Inclusión Social Adolescente hasta la sentencia definitiva de primera instancia El hecho tipificado como rapiña a taximetrista, ocurrido día 9 de setiembre del corriente 2025 en horas de la madrugada en la zona de barrio Cinco Bocas, resulto con dos adolescentes de 16 y 17 años de edad, detenidos con la intervención

Criminosos furtam cerca de 68 Celulares de loja em Sant’Ana do Livramento

A tranquilidade da madrugada foi interrompida por uma ação criminosa registrada no centro da cidade. Na madrugada desta quinta-feira (11), por volta da 1h35, a loja SmarTH Gomes, localizada na Rua General Neto, nº 325, anexa à tradicional Móveis Gomes, foi invadida por três indivíduos que arrombaram o estabelecimento e fugiram levando uma grande quantidade de eletrônicos. Segundo os proprietários,

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana