sáb, 13 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Operação revela que liberação da Maconha no Uruguai potencializou tráfico no Estado

Nesta semana a polícia civil gaúcha prendeu traficantes que enviavam droga para o país vizinho. Livramento e Rivera também são rota dos criminosos.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou na quinta-feira (6) a Operação Terminus por meio da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico. A ação visou desarticular um esquema de narcotráfico ligado entre o Brasil, por meio de Rio Grande, e a fronteira com o Uruguai. Durante as diligências, seis pessoas foram presas e uma arma foi apreendida. Além disso, foram encontradas munições de vários calibres, celulares, anotações e veículos. Segundo ficou comprovado na operação com a prisão de um uruguaio o tráfico de drogas se valia das rotas dos ônibus de linha para transporte de drogas e armas.
A operação foi batizada de “Terminus” que, em latim, significa “a fronteira” e contou com 50 policiais civis em 15 viaturas, cumprindo 10 ordens judiciais. Dos seis suspeitos, dois foram presos em São Leopoldo, dois em Viamão, um em Canoas, um em Jaguarão e um em Novo Hamburgo.
Em um período de 7 meses foram monitoradas ao menos 30 viagens na fronteira de Jaguarão. De acordo com as investigações, o grupo de narcotraficantes se organizava entre as remessas de drogas e veículos clonados, sempre enviando os dois em rotas diferentes para dificultar as ações policiais, com os entorpecentes indo de ônibus e os veículos sendo conduzidos por um dos integrantes da organização criminosa. Na volta para o Brasil, os suspeitos traziam dinheiro, armas e munição.
O líder da organização gaúcha foi preso na operação e tem antecedentes criminais por tráfico, associação, roubo, roubo de carga e fraude, desde o ano de 1993. Atualmente ele está na condição de monitoramento eletrônico por tornozeleira.
O Diretor de Investigações do Departamento Estadual de Investigações ao Narcotráfico (Denarc), Delegado Mario Souza afirma que “a Operação Terminus é uma ação cirúrgica que visa quebrar um esquema de fornecimento de drogas do Brasil (Rio Grande do Sul) para a fronteira com o Uruguai.” Além disso, destaque que “é a primeira ocasião em que, em uma investigação no Denarc, após a alteração legislativa no Uruguai, foi comprovado a ligação de facção gaúcha abastecendo a fronteira e provavelmente o país vizinho.” E que “essa situação demonstra um contexto a ser analisado com relação ao Rio Grande do Sul tendo em vista que o Estado passa de ser apenas usuário para também ser atravessador e provavelmente abastecer parcela do tráfico na fronteira do RS.”
Livramento e Rivera na rota do tráfico de drogas e armas
Segundo informações repassadas a reportagem do Jornal A Plateia pelo setor de inteligência da 12ª Delegacia Regional da Policia Civil de Santana do Livramento, embora a operação desta semana tenham ocorrido em outro ponto da fronteira com o país vizinho, é de conhecimento das forças de segurança que Livramento e Rivera também fazem parte da rota deste tipo de crime. E o mais impactante é que nós últimos anos desde que a maconha foi liberada no país vizinho aumentaram as apreensões da droga em estradas que dão acesso à região, destacando para duas grandes apreensões que juntas somaram quase meia tonelada de maconha apreendida. Além disso com a liberação e a comercialização legal do entorpecente “criou-se” um mercado negro de venda pararela onde a droga é vendida mais barata abrindo definitivamente o comercio ilegal com as quadrilhas gaúchas como é o caso desta que foi desarticulada está semana.

Matias Moura – [email protected]

Germano Rigotto

Morning Express

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2793 Dia 13 de Julho de 2024, Sábado DATAS COMEMORATIVAS Dia do Cantor Dia dos Compositores e Cantores Sertanejos Dia do Engenheiro de Saneamento Dia Mundial do Rock TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 23° Máx 34° (Macapá-AP) 💵 Dólar Com: ⬇️ 0,2% R$ 5,43 💶 Euro: ⬆️ 0,18% R$ 5,92