qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Dema firma importante convênio junto a Fepam

O Departamento de Meio Ambiente (Dema) firmou, nessa quarta-feira (5), em Porto Alegre, um convênio de Delegação de Poderes junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) o documento foi assinado pelo prefeito Ico Charopen e o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Miguel Pereira assinaram.

Com duração de quatro anos, o Convênio amplia a atuação do Departamento, que poderá emitir licenciamentos em extensões maiores em nome da Fepam. Com o convênio, a emissão de licenças ganha mais agilidade no Município, já que empresas locais terão mais comodidade, com prazos menores e custos mais baixos.

Atualmente somente 16 municípios no Estado possuem este tipo de convênio. Para o Governo Municipal, a assinatura do documento representa o trabalho sério e comprometido realizado pelo DEMA em pouco mais de dez anos de atividade. Desde que assumiu, o prefeito Ico Charopen buscou a valorização destes profissionais buscando meios de ampliação dos serviços, como foi o caso deste convênio.

Além do Prefeito e do Secretário, participaram do momento da assinatura do Convênio a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini; o coordenador da Assessoria Técnica da Sema, Claudio Dilda e o servidor municipal, Luis Henrique Machado Lopez – que atuaram como testemunhas.

Moraes e as contradições de um julgamento político

  O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal é a prova cabal de que estamos diante de um processo político, e não jurídico. As falas do ministro Alexandre de Moraes durante a sessão escancaram contradições graves, violações constitucionais e uma tentativa deliberada de sufocar a defesa para impor uma narrativa já escrita. O ministro afirmou que não

Exclusivo: Perícia aponta fraude temporal em relatório da PF que embasou ação de Moraes contra empresários de direita

Exclusivo: Um laudo pericial independente identificou indícios de fraude temporal no relatório da PF usado por Alexandre de Moraes para justificar a operação contra empresários bolsonaristas em 23 de agosto de 2022.   Confira a matéria completa no link abaixo: CLIQUE AQUI   Publicação jornalistica garantida pelo art. 220 da Constituição Federal, cujos preceitos fundamentais foram reconhecidos pelo Supremo Tribunal