sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

“Tudo por falta de diálogo”

Ex-vereador Sergio Moreira conta como foi deixado de fora do projeto que idealizou por 14 anos para desenvolver o Turismo em Livramento

O ex-vereador Sergio Moreira usou a tribuna popular nessa semana para falar sobre o seu descontentamento com o Governo Municipal, depois de um contato da secretária de Turismo, a primeira-dama Silvana Harden (PDT), solicitando os contatos e informações sobre o projeto do Trem do Pampa.
Há quase uma década e meia, Sergio Moreira vem trabalhando e estabelecendo contatos para colocar em funcionamento o ter turístico que sairia da Estação Central de Sant’ Ana do Livramento com destino ao Cerro de Palomas, com variadas atrações, fazendo mais um atrativo aos turistas que vêm à Fronteira da Paz.
Segundo o ex-vereador, após ele repassar todos os detalhes do projeto, ele teria sido deixado de lado. “Eu me senti como se estivesse vivendo aquela música do Wilson Paim que ele diz ‘tá vendo aquele edifício que eu ajudei a construir?’, tá vendo aquele trem que eu ajudei a fazer o projeto, desde o dia 10 de janeiro de 2004, na primeira festa da melancia…”, comparou.
Sérgio lembrou que fez diversos contatos, entre eles com a Agência Nacional de Transporte Terrestres. “Esse projeto tem a ajuda de muitas pessoas, foram mais de 10 anos participando de muitas reuniões. Bento Gonçalves e Carlos Barbosa concretizaram, queria que aqui a gente também concretizasse. É um projeto completo”, afirmou.
Moreira relatou como tudo aconteceu. “Ela me chamou a dois meses atrás, eu forneci todos os contatos, eles acertaram uma reunião, eu tenho registrado. Ela me disse ‘nós estamos tocando o projeto agora’, me tirando da jogada. Eu esperava que eu fosse participar, eu quero que ande o projeto”, disse ele.
Além do trem turístico, o projeto tem uma estrutura para ser utilizado desde um estacionamento para ônibus, passando pela instalação de um restaurante com comidas típicas da fronteira como, por exemplo, um churrasco de cordeiro e vinho. “Hoje eu vejo o projeto totalmente descaracterizado, com uma futura reciclagem nesse galpão vejo terminando o sonho de um complexo turístico, tudo por falta de diálogo da atual administração com o autor do projeto. Todo esse processo gerou custos e foi feito pensando em gerar empregos com o turismo de qualidade”, afirmou Moreira.
Questionado se fosse convidado a integrar a comissão que vai tocar a ideia daqui para frente, o ex-vereador disse que sim. “Participo tranquilamente, deixo o meu orgulho de lado e volto. Fiquei sentido porque quiseram me deixar de fora do projeto, mas eu volto. Eu quero que Livramento tenha esse trem”, finalizou.
Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que o ex-vereador não foi esquecido. “Cabe esclarecer que a reunião realizada na semana passada, onde participaram a secretária de Turismo e o secretário de Obras e Trânsito, não foi organizada pela Prefeitura. Sendo que a secretária de Turismo foi convidada pelas empresas Miolo e Rumo a participar do encontro técnico para tratar assuntos administrativos sobre o projeto Trem do Pampa. O ex-vereador foi informado pela secretária que haveria a reunião, mas não caberia a ela convida-lo, já que a mesma não era a promotora do encontro”, diz a nota.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos