seg, 20 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Bastidores

O trem ia partir sem o dono

Pegou mal para o Governo a manifestação do ex-vereador Sergio Moreira na Câmara de Vereadores, nessa semana. O idealizador do projeto turístico Trem do Pampa afirmou que, após ter passado todas as informações do empreendimento à secretária de Turismo, a primeira-dama Silvana Harden, teria sido deixado de lado. Apesar da Prefeitura ter dito que a história não era bem assim, na foto oficial em que integrantes da Administração aparecem brindado o andamento do processo, Sergio não está.

Recesso parlamentar

Começa no dia 23 de dezembro o recesso parlamentar da Câmara de Vereadores. Apesar das reuniões representativas acontecerem nas quartas-feiras, durante o período, o momento serve também para os parlamentares fazerem uma reflexão e avaliarem o trabalho realizado. Levando em conta que já chegaram em 50% do mandato, muitos vereadores vão decidir no ano que vem se saem da situação e vão para a oposição. O primeiro deles foi o vereador Antonio Zenoir (PSD). A última sessão ordinária do ano acontece no dia 19 de dezembro.

A oposição vai virar a Mesa?

Como já é de praxe no início do mês de dezembro, os vereadores recomeçam a articulação para a nova Mesa Diretora da Câmara. Apesar do vereador Maurício Galo del Fabro ser o nome para suceder o atual presidente, tendo inclusive a reafirmação do grupo que firmou no fim de 2016 um acordo para a sequência de presidentes, já iniciou o movimento da oposição. Há quem diga que já existem 08 votos para o candidato do grupo, restando apenas o vereador que, em tese, teria o voto de minerva, mas não está definido.

Perda de forças

Para que a oposição consiga eleger o novo presidente da Câmara, é necessário, pelo menos, um voto daqueles que apoiam o Governo do prefeito Ico Charopen. As negociações estão intensas e, para alguns, as propostas são tentadoras. Sem um presidente “colaborador” do mandatário municipal, a Administração perde forças e pode ter dificuldades em aprovar projetos pró-governo. As negociações continuam nessa semana. A votação será no dia 19 de dezembro.

De Livramento para o Estado

O vereador Carlos Nilo foi contratado para ser palestrante do 49° Seminário de Capacitação em Administração Municipal, em Porto Alegre nessa semana. Durante o evento para vereadores e assessores, o parlamentar falou sobre acessibilidade e suas legislações, existentes em Livramento. O progressista aproveitou para propor uma dinâmica onde os assistentes vendaram os olhos e perceberam a dificuldade dos deficientes visuais, ressaltando a importância de políticas públicas para esse segmento. Nilo foi convidado a palestrar novamente no ano que vem, levando as políticas e experiências santanenses, para todo o Estado.

35 anos reconhecidos pela Casa do Povo

A Rádio RCC FM deve receber, ainda neste ano, o voto de congratulação aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, pela passagem dos 35 anos de atuação da emissora na comunidade. O projeto é do vereador Leandro Ferreira (PT) e a entrega da homenagem será no dia 18 de dezembro.

rodrigo@jornalaplateia.com

Projeto encaminha últimas doações e acolhe famílias que estão retornando

Nas últimas semanas, o projeto de extensão “Livramento pelo RS”, arrecadou toneladas de itens que foram encaminhadas às vítimas atingidas pelas enchentes no estado. No domingo (19), as últimas doações de roupas, alimentos, material de higiene e limpeza, arrecadados e selecionados pelos alunos e demais voluntários do projeto, foi levada por um grupo de empresários para abrigos nas cidades de

É preciso investigar por que o governo não atendeu alerta de cheias, diz Rodrigo Lorenzoni

O deputado Rodrigo Lorenzoni se manifestou nesta segunda (20), nas redes sociais,  sobre as declarações do governador publicadas ontem na imprensa. Para justificar a falta de planos para conter cheias, Eduardo Leite afirmou que “estudos alertaram, mas o governo também vive de outras agendas.” De acordo com Rodrigo, assim que o estado retomar a mínima normalidade, a Assembleia Legislativa deverá promover