sáb, 25 de outubro de 2025

SANTA CASA: Não é rotina, é crise de fato

O dia foi marcado por mais uma peregrinação dos trabalhadores da Santa Casa. Juntamente com o presidente do Sindicato, Silvio Madruga, os trabalhadores conversaram com os administradores do hospital: Wainer Machado e Rodolfo Follmer Machado, com o Procurador do Município, Ramzi Zeidan e com o secretário de saúde Sérgio Aragon. Os assuntos permearam temas conhecidos como a falta de recursos financeiros, atraso nos repasses do Governo do Estado e a situação crítica e de penúria da grande parte dos trabalhadores. As autoridades municipais reconhecem a urgência do caso e garantiram que estão fazendo o impossível para manter o hospital aberto, todavia, para os trabalhadores a situação posta é: se a folha não for colocada em dia, o hospital corre o risco de fechar as portas. O sindicato explicou que um hospital não funciona apenas com médicos, precisa de atendentes, técnicos, enfermeiros, faxineiros, cozinheiros e que esta classe é a mais prejudicada.

O município vai novamente fazer um adiantamento financeiro que poderá pagar metade de uma folha, mas este ato é apenas ‘um balde de água num grande incêndio’ e enquanto a situação não apresenta solução, o Sindicato anunciou que, por decisão dos trabalhadores, a partir da próxima segunda-feira (26) os funcionários irão paralisar quatro horas por dia. Uma assembléia também será convocada para discutir a situação de greve.

FOTOS MARCELO PINTO AP

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios